<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

Foto: Rawpixel
6 Junho 2025
Forever Young

Embora o relacionamento com os netos possa ser de indulgência, há limites que não devem ser ultrapassados.

É sabido que a relação entre avós e filhos costuma ser de indulgência e boa vontade. No entanto, embora essa seja uma dinâmica natural, deve haver limites que não devem ser ultrapassados. Ou pelo menos é o que dizem os especialistas.

Num vídeo postado no TikTok e partilhado pelo site italiano Fan Page , DeeDee Moore , fundadora de um projeto de apoio e aconselhamento aos avós, revela uma frase comum como “prejudicial”: “Não conte à mãe”. “Por trás desse gesto aparentemente inofensivo, há uma mensagem ambígua que corre o risco de comprometer a confiança entre pais e filhos e ensinar aos pequenos que guardar segredos pode ser normal”, explica ela.

“Você está literalmente a pedir a uma criança mentir para os pais “, afirma. Quando se trata de “uma pequena violação de regra”, como uma sobremesa entre as refeições ou uma hora a mais em frente à TV, “a mensagem implícita é que esconder algo dos adultos responsáveis ​​é aceitável”.

De acordo com as informações divulgadas, ensinar às crianças que certas coisas não podem ser ditas aos pais pode comprometer a comunicação entre pais e filhos. “A segurança de uma criança também depende da sua capacidade de contar tudo aos pais”, acrescenta.