Partilhar

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

Tome nota para não o fazer.

19 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

Apesar de todas as nossas boas intenções, grande parte daquilo que dizemos aos nossos netos e dos conselhos que lhes oferecemos acabam normalmente por ser algo críticos, condescendentes ou simplesmente negativos.

É natural que isto aconteça. Segundo Susan Newman (psicóloga e autora) temos tendência a “replicar os comentários que sempre fizemos aos nossos filhos e que os nossos pais nos fizeram a nós”. É algo que acaba por se tornar parte da “cultura familiar”, de acordo com a especialista.

No entanto, estudos mais recentes têm vindo a demonstrar o impacto negativos de alguns destes comentários – que se perpetuam ao longo das gerações  – para o desenvolvimento das crianças.

Assim, partilhamos aqui uma listagem de 5 dos comentários mais prejudiciais para o crescimento saudável dos mais novos que deverá sempre evitar.

“Muito bem, bom trabalho” (sobre tudo e mais alguma coisa…)

Pode parecer estranho, certo? Como é que uma frase de encorajamento pode ser considerado algo negativo? Segundo os especialistas, a verdade é que estar constantemente a elogiar sem justificação leva a que as crianças deixem de sentir o impacto positivo do elogio. Torna-se apenas em barulho, sem significado.

O que deve dizer: ao invés de prestar um elogio mais geral, tente ser mais especifico ao assinalar positivamente um determinado esforço do seu neto. Se por exemplo ele tiver feito um desenho, procure fazer perguntas como “o que te levou a escolher essa cor tão bonita?” ou “que caneta usaste para fazer a arvore parecer tão real?”. Isto vai encorajar a criança a pensar no processo de criação e nas formas como pode ainda melhorar. Vão perceber que fizeram um bom trabalho, que é o mais importante.

 

“Porque sim!”

É fácil ficar frustrado com a multiplicidade de questões tais como “porque tenho que comer cenouras?” ou “porque tenho que usar calças?”. No entanto, ao utilizar a clássica resposta “porque sim” está, não apenas a ser algo preguiçoso, como a passar uma mensagem de que o seu neto não merece uma resposta mais a sério. Isto faz com que a criança se sinta desvalorizada e pode levar a que ela deixe de valorizar tanto aquilo que lhe dirá no futuro.

O que dizer:  as crianças só precisam de uma simples explicação. Não precisa de ser muito complexa ou exaustiva. Se a pergunta incidir sobre temas mais sensíveis (como o sexo ou divórcio) tente ao máximo dar uma resposta que seja apropriada a idade do seu neto e caso ache necessário diga que os pais depois explicam.

“Pára de chorar, já não és um bebé”

Se passar muito tempo com os seus netos é natural que por vezes perca a paciência com algumas das choradeiras desnecessária. Apesar de ser algo inconveniente, o choro é uma resposta natural e saudável que não deve ser reprimida. Segundo os especialistas, o choro pode ser uma experiência de aprendizagem para as crianças e é assim que deve ser interpretada pelos seus responsáveis.

O que dizer: ao invés de exigir que pare com as lágrimas, tente perguntar ao seu neto “o que é que te está a magoar?” ou “de que é que tens medo?”. Na maioria dos casos, a simples explicação da razão do choro é suficiente para acalmar a criança.

“Se não tens nada de agradável para dizer mais vale estar calado”

Não estamos aqui a tentar encorajar a má educação das crianças, sugerindo que elas podem dizer todas as piores coisas que lhes apetecer. Mas por outro lado, tentar que elas não expressem as suas opiniões (menos agradáveis) pode também não ser o melhor caminho. A verdade é que muitas vezes podemos ter coisas para dizer que não sendo agradáveis também não são maldosas.

Este tipo de frases são na sua maioria dirigidas para o público feminino, sugerindo que estas devem ser mais passivas e silenciosas. Segundo os especialistas isto pode ser perigoso na medida em que lhes retira confiança e as coloca numa posição inferior.

O que dizer: se ouvir os seus netos a dizer algo desagradável aproveite para usar isso como uma forma de lhes ensinar a ter mais empatia. Faça perguntas do tipo “como achas que a pessoa se vai sentir?” ou “de que outra forma poderias dizer isso?”. Ensinar os seus netos a serem gentis ao mesmo tempo que são assertivos é sem dúvida uma enorme mais-valia.

 

“És tão linda/lindo”

Esta é uma armadilha difícil de evitar para qualquer avó. Afinal quem é mais lindo que os nossos netos? No entanto apesar disso até poder ser verdade, reforçar e elogiar continuamente a aparência da criança pode transmitir uma mensagem errada.

Segundo os especialistas, estar continuamente a comentar a beleza dos seus netos pode passar a ideia de que a sua aparência é mais importante que a sua personalidade ou caráter.

O que dizer: é obvio que pode continuar a dizer aos seus netos que eles parecem fabulosos, no entanto tente colocar essa afirmação em forma de questão, de uma forma mais complexa. Leve-os a pensar em mais coisas para além do seu look. Se por exemplo a sua neta esteja preparada para ir a uma festa, faça perguntas como “o que te levou a escolher esse penteado? Está fantástico” ou “escolheste sozinha o vestido?”.

Mais Recentes

Mudança de horário: é assim que a chegada da hora de inverno pode afetar a sua saúde, revelam os especialistas

há 6 horas

As melhores cidades do mundo para viajar em 2025 são…

há 6 horas

Um elefante e um burro: revelamos porque são estes animais os símbolos dos dois partidos nos Estados Unidos da América

há 6 horas

Uma sondagem global sobre as eleições de 2024 nos Estados Unidos da América revela qual dos dois candiadatos é o preferido dos portugueses

há 7 horas

Turismo chega ao último trimestre do ano mais confiante num 2024 recorde

há 7 horas

Uma questão controversa (ou nem por isso): como amar a grande arte feita por péssimas pessoas?

há 8 horas

Dia Mundial da Massa: este é o país onde se consome mais este alimento (e há um prato que é o preferidos dos estrangeiros)

há 8 horas

Uma das mais famosas (e belas) cidades da europa vai aumentar taxa de entrada para turistas para 10 euros: saiba quando

há 8 horas

Nova criação de Tiago Rodrigues “No Yogurt for the Dead” na Culturgest em fevereiro

há 9 horas

Óbito: Morreu o ator brasileiro João Rebello que entrou em Vamp’ e ‘Cambalacho

há 9 horas

Avatim lança campanha de Halloween explorando o lado misterioso das fragrâncias

há 11 horas

Encefalopatia Traumática Crónica: conheça aquela que é conhecida como a Demência Pugilística

há 11 horas

Óbito: Morreu o pugilista brasileiro Maguila

há 11 horas

Proteja a sua saúde: nunca reaqueça estes alimentos

há 12 horas

14 exposições de arte para ver na Europa no decurso do outono

há 12 horas

Inaugurada adega do Paço do Curutelo, após investimento de 3,4 milhões de euros

há 12 horas

Prepare-se: a vida deste signos vai mudar (e muito) até ao fim do ano

há 12 horas

Especialista em viagens de luxo revela 5 segredos para viajar como os mais ricos

há 12 horas

Entrevista: «É importante compreender que, na maioria dos casos, a disfunção eréctil é um sintoma de outro problema subjacente», Nuno Tomada, urologista e andrologista

há 13 horas

Clinica portuguesa assina acordo de cooperação com unidade de saúde do Médio Oriente

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.