Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os condutores para os perigos associados a comportamentos de risco ao volante, reforçando a importância da segurança rodoviária durante a quadra natalícia.
A sinistralidade rodoviária é responsável por 1,19 milhões de mortes anuais em todo o mundo, o equivalente a 3260 vidas perdidas por dia e uma pessoa a cada 26 segundos. Em Portugal, apesar dos avanços, nos últimos 10 anos, em média, 600 pessoas perdem a vida nas estradas e mais de 2000 ficam gravemente feridas, o que espelha a necessidade urgente de ações coletivas para alcançar o objetivo de “Zero Mortes na Estrada”.
O Metropolitano de Lisboa reconhece o papel vital que desempenha na mobilidade urbana, conectando pessoas aos seus destinos diariamente. Especialmente durante a quadra natalícia, o metro desempenha um papel crucial em unir famílias, permitindo deslocações seguras e eficientes.
A campanha “O Melhor Presente é estar Presente” decorrerá de 16 a 26 de dezembro (Natal) e de 27 de dezembro a 5 de janeiro (Ano Novo). O Metropolitano de Lisboa está empenhado em colaborar ativamente com a ANSR para divulgar a mensagem de segurança rodoviária.
Durante o período da campanha, o Metropolitano de Lisboa irá apoiar a divulgação nos seus canais de comunicação, contribuindo para que a mensagem atinja o maior número possível de pessoas, fazendo, assim, parte da mudança para um futuro rodoviário mais seguro reafirmando o seu compromisso em contribuir para este esforço coletivo.