<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Nutrição: mais de 1500 especialistas debatem literacia e equidade no acesso à alimentação

Mais de 1500 nutricionistas reúnem-se em 16 e 17 de maio, em Lisboa, para debater a literacia alimentar e a promoção da equidade no acesso à alimentação, adianta a Associação Portuguesa de Nutrição (APN).

A comida chinesa tem um ingrediente bom para o cérebro

Em declarações à Lusa, a presidente da APN, Célia Craveiro, destacou que “o envelhecimento da população e os fluxos migratórios cada vez mais acentuados têm impactos significativos na garantia de uma alimentação saudável”, em parte porque a população vive até mais tarde e porque os fluxos migratórios provocam “uma maior sobrecarga” na produção de alimentos para um elevado número de pessoas em determinados territórios.

A especialista considerou que estas condicionantes fazem “aumentar a quantidade de desperdício alimentar”, que por si só também tem “uma pegada [ecológica] elevada”.

Célia Craveiro defendeu, por isso, que “a nutrição deve ser inclusiva”, ou seja, deve ser pensada “para cada pessoa ou grupo populacional”, garantindo “um melhor acesso a alimentos mais equilibrados e sustentáveis”.

Por outro lado, sublinhou que “comer de forma equilibrada não tem de ser mais caro”.

A presidente da APN explicou que “tudo depende da forma como planeamos e gerimos a nossa alimentação e que alimentos selecionamos para integrar nos nossos dias alimentares”, considerando que se a população dominar estes dois eixos da literacia alimentar conseguirá “poupar na compra de alimentos e ter uma alimentação com qualidade nutricional e sustentável”.

Questionada sobre a tendência dos portugueses para gastar mais dinheiro em opções menos saudáveis, Célia Craveiro reconheceu que “é muito importante investir na promoção da literacia alimentar da população”, de modo a inverter o paradigma atual.

Na sua ótica, a educação nutricional “deve partir de casa”, mas as escolas também “podem ser um bom auxílio” na promoção da literacia alimentar nas crianças e jovens.

Questionada sobre a escolha de algumas famílias em comprar certas refeições em detrimento de as cozinhar, Célia Craveiro reconheceu que “cozinhar envolve tempo, dedicação e planeamento” e que, atualmente, “nem sempre” há disponibilidade.

“Esta oferta pode tornar-se menos sustentável, na medida em que envolve embalagens não usadas quando cozinhamos em casa e porque se torna uma refeição mais cara”, disse.

No entanto, Célia Craveiro admitiu que “no contexto de algumas pessoas que possam não ter tempo, condições e até conhecimentos”, estas opções de refeições prontas “podem ter cabimento”.

A especialista considera que, no acesso dos portugueses à alimentação saudável, tem havido “um gradual afastamento de soluções alimentares que podem ser mais económicas”, dando o exemplo das leguminosas.

“Os portugueses têm um consumo diário residual deste tipo de alimentos, que são bastante económicos, sobretudo quando comprados secos e a granel e que têm um potencial nutricional excelente para o nosso plano alimentar diário”, frisa.

Um dos temas que será debatido no congresso será a nutrição inclusiva dos imigrantes que chegam a Portugal.

“Há uma imersão dos migrantes na cultura do país para os quais é importante promover também a alimentação saudável junto dos mesmos, mas também será necessário respeitar, dentro do possível, as suas culturas gastronómicas”, sublinhou.

Célia Craveiro disse ainda que a alimentação infantil, que muitas vezes representa um enorme esforço financeiro para as famílias, será um dos assuntos a serem debatidos no congresso.

“É importante promover o aumento do conhecimento alimentar dos pais, o que se consegue com um acompanhamento mais próximo por parte dos nutricionistas das crianças ao longo da sua vida”, afirmou.

Mais Recentes

Adoce o seu fim-de-semana com este chocolate: vem do Dubai mas já está em Portugal (e é ainda melhor)

há 14 horas

Quer mais (e melhor) sexo? Beba e dê a beber estes chás

há 14 horas

Até ao fim de maio estes signos vão encontrar o amor (da sua vida)

há 15 horas

Análise deteta cancro em pessoas sem sintomas

há 15 horas

Descobrimos o segredo da felicidade e queremos partilhá-lo consigo

há 15 horas

Cientistas preveem o fim do mundo: «o universo pode desligar mais cedo do que o esperado», garantem

há 16 horas

Gosta de tomar o seu café calmamente? Atenção: pode ficar muito mais caro (tudo depende do tempo)

há 16 horas

Supermercado implementa medida sem precedentes para a carne devido a sérias preocupações com o bem-estar 

há 16 horas

Quando vai às compras compra mais do que o previsto? Este é o truque (secreto) da Mercadona para vender mais

há 17 horas

Autoridades alertam: «Se comprou palitos de pão integral da marca Auchan devolva-os»

há 17 horas

Opinião: «O que fazer com a celulite a poucos dias do verão?», Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética

há 17 horas

«Venha respirar fundo, mexer o corpo e apoiar uma causa maior», é o desafio da psicóloga Catarina Lucas

há 18 horas

Neste restaurante cada golo da final da Taça de Portugal terá imperial à borla

há 18 horas

Wells aumenta a oferta na saúde preventiva com autoteste para deteção de hipotiroidismo

há 19 horas

Cores, arte e tradição lisboeta dão vida aos novos quartos desta unidade hoteleira lisboeta

há 19 horas

Pernoite nesta suite de luxo e, se gostar, pode comprar as peças de decoração

há 19 horas

Se vai alugar um carro este verão, cuidado: 7 erros que deve evitar para não estragar as férias

há 20 horas

O local onde mora faz as suas viagens ficarem 30% mais caras, mas esta é a solução

há 20 horas

Óbito: Morreu a pugilista Georgia O’Connor

há 20 horas

Óbito: Morreu o músico Daniel Williams, ex-baterista da banda Devil Wears Prada

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.