<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O alerta é para levar a sério: se receber essa proposta no Tinder está a ser alvo de um golpe, cuidado

14 Fevereiro 2025
Forever Young

É preciso ter muito cuidado ao usar esses tipos de aplicações.

As redes  sociais podem ser um ótimo lugar para encontrar um parceiro, mas também têm os seus perigos. A Polícia Nacional espanhola aconselha, por exemplo, a desconfiar de perfis com “fotos bonitas” sem muitas informações adicionais e a manter contato com os utilizadores dentro da aplicação para ter a proteção da plataforma contra possíveis golpes românticos.

Num comunicado divulgado no Dia dos Namorados, especialistas em segurança cibernética alertam que as aplicações de namoro tornaram-se nos “cenários propícios” para golpes amorosos , nos quais os golpistas estabelecem um “relacionamento emocional” com as vítimas através de um perfil falso, que costumam usar para solicitar dinheiro.

“Nunca envie dinheiro”, aconselham , quando confrontados com uma variedade de desculpas, como pagar impostos para receber uma herança, pagar taxas de aeroporto ou comprar passagens para visitá-lo: “O simples fato de pedirem dinheiro deveria disparar um alarme.”

Outro tipo de crime que eles mencionam é a “sextorsão”, uma forma de chantagem na qual os criminosos cibernéticos entram em contato com as vítimas e fazem-nas acreditar que estão num relacionamento emocional e pedem imagens sexuais que ameaçam publicar se elas não pagarem uma determinada quantia de dinheiro.

Para evitar isso, é aconselhável ficar atento aos perfis suspeitos. Os golpistas usam fotos roubadas e manipuladas de pessoas atraentes para aplicar o golpe, mas também fazem uso de inteligência artificial.

Agentes especialistas enfatizam que  nunca se deve enviar dinheiro “não importa quais sejam as desculpas” e proteger informações pessoais e financeiras confidenciais, como senhas ou chaves privadas.