<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O alerta foi dado pelo Infarmed: compras de bombas de insulina automáticas suspensa por razões de segurança

30 Outubro 2024
Forever Young com Lusa

O presidente do Infarmed, Rui Ivo, esclareceu hoje que a suspensão da comercialização das bombas de insulina automáticas adquiridas pelo Estado se deve a questões de segurança, e admitiu que possam ser adquiridos outros dispositivos disponíveis no mercado.

 

Rui Ivo foi ouvido na comissão parlamentar da Saúde a requerimento do PS para prestar esclarecimentos sobre a suspensão da comercialização destes dispositivos que iriam ser distribuídos a 15 mil pessoas com diabetes tipo 1, no âmbito de um programa criado pelo anterior Governo.

O Estado lançou um concurso para a aquisição de cerca de 2.000 dispositivos, adjudicado à empresa Medtrum, que foi suspenso pelo Infarmed perante o alerta da associação de diabetologistas britânica e de relatos da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) de que utilizadores tiveram reações adversas.

Na audição, o presidente da autoridade nacional do medicamento (Infarmed), Rui Ivo, afirmou que “a suspensão ocorreu por uma razão muito concreta”: “Estavam em causa questões de segurança”.

“A nossa primeira obrigação é garantir a segurança dos cidadãos que estão a utilizar estes dispositivos. E nós, perante as circunstâncias que nos foram transmitidas, após o processo se ter iniciado”, a decisão foi de suspender o processo.

Segundo Rui Ivo, a ADPD realizou um estudo prévio à utilização das bombas de insulina automáticas em que foram detetados “vários resultados erróneos face àquilo que seria de esperar”.

“Nesse estudo controlado em que estávamos, por um lado, a usar os sistemas e, ao mesmo tempo, a fazer o acompanhamento dos resultados, detetaram-se várias circunstâncias anómalas”, relatou.

Perante esta circunstância, o Infarmed decidiu não generalizar a utilização destes dispositivos, restringindo a sua utilização a um “ambiente controlado” para clarificar a situação e foram desencadeadas várias diligências junto da empresa que distribuiu os produtos em Portugal, explicou.

As primeiras notificações de reações adversas ocorreram no passado dia 03 de junho e a suspensão da compra dos dispositivos no dia 14 do mesmo mês, após o contacto com o notificante e de ter informado a empresa distribuidora em Portugal.

Sobre a situação neste momento, Rui Ivo diz que as questões levantadas foram “sucessivamente analisadas”, tendo o fabricante insistido que estavam relacionadas com as instruções de utilização e que “eram ultrapassáveis”, o que o Infarmed não conseguiu concluir.

“A conclusão dos peritos foi no sentido de que, neste momento, deveríamos manter a suspensão por não termos dados que nos permitam, com segurança, reverter a suspensão”, declarou, acrescentando que o Infarmed aguarda “uma resposta mais substanciada por parte do fabricante, que pode eventualmente requerer estudos adicionais”.

Questionado por deputados se Portugal pode adquirir dispositivos de outras empresas, Rui Ivo disse que o Infarmed não tem “nenhuma reserva” quanto a isso, desde que garantam “as condições de segurança aos utilizadores”.

“O facto de o Infarmed ter suspendido a utilização deste dispositivo em particular, não nos deve inibir de fazer os concursos e adquirir outros que estejam disponíveis”, sustentou.

Neste momento, há três dispositivos disponíveis no mercado que correspondem à designação de sistemas de autoadministração automática de insulina, mas Rui Ivo disse que poderão vir a estar outros.

Mas observou que há duas questões a serem tidas em conta, a regulamentar, que tem que ser cumprida, e a capacidade de fornecimento da empresa a mais mercados.

A APDP estima que haja cerca de 30.000 pessoas com diabetes tipo 1 e cerca de metade quererão ter bombas automáticas e alertou que a meta de colocar 2.500 bombas de insulina automáticas até final do ano não será cumprida.

Dados avançados por Rui Ivo na Comissão de Saúde indicam que terão sido distribuídas cerca de 500 dispositivos.

HN // ZO

Lusa/fim

Mais Recentes

Deve cortar as unhas ao seu gato? 6 cuidados essenciais antes de tomar essa decisão

há 19 minutos

Três dias de vinho, gastronomia, música e experiências imperdíveis: saiba onde e não perca

há 40 minutos

Esquizofrenia: campanha dá rosto à doença e mostra que viver com autonomia é possível

há 56 minutos

Elevando o luxo: companhia aérea revela novas melhorias na Primeira Classe

há 60 minutos

Nem amêndoas nem avelãs: este é o fruto seco que ajuda a baixar o colesterol

há 1 hora

Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica: «Doença crónica afeta funções vitais como comer e beber», Armando Peixoto, gastrenterologista

há 2 horas

Entrevista: «Cancro do esófago é um tumor maligno que corresponde ao 7.º cancro mais frequente a nível mundial, Anabela G Barros, oncologista

há 2 horas

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 17 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 18 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 18 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 18 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 19 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 19 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 19 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 19 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 20 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 20 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 20 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 21 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.