A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (AESAN) alertou para a rotulagem incorreta de um conhecido gelado de cheesecake que pode representar um risco para a saúde da população, especificamente para pessoas com doença celíaca ou intolerância ao glúten.
A agência foi informada através do Sistema Coordenado para Intercâmbio Rápido de Informações (SCIRI). O produto afetado é o gelado de cheesecake da marca Regma e o problema é que está «rotulado com o símbolo sem glúten», segundo a AESAN.
Foi a própria empresa quem notificou o erro às autoridades competentes ao detectar a presença de glúten no produto. Este lote afetado pode ser um risco para consumidores celíacos ou para pessoas que têm problemas em ingerir glúten.
Segundo a AESAN , o gelado de cheesecake foi inicialmente distribuído pela Cantábria, País Basco e Castela e Leão, embora não esteja descartado que possa haver redistribuições para outras comunidades autónomas.
Como medida de precaução, recomenda-se que pessoas com problemas decorrentes da ingestão de glúten , que possam ter o referido produto em casa, evitem consumi-lo. Para o resto da população, o consumo deste gelado não representa qualquer risco para a saúde.