<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

O melhor exercício para fortalecer os pés, melhorar o equilíbrio e ganhar flexibilidade aos 50 anos

Forever Young

Há um exercício muito fácil de fazer que ajudará a fortalecer os pés, melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, dois aspetos fundamentais para uma boa qualidade de vida a partir dos 50 anos.

A idade não pode servir de desculpa para deixar de praticar desporto. É importante mantermo-nos ativos à medida que envelhecemos, embora, obviamente, adaptando as rotinas de treino às condições físicas e necessidades de cada fase da vida. Neste sentido, existe um exercício que ajudará a fortalecer os pés, melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, dois aspetos fundamentais a partir dos 50 anos.

O melhor exercício para fortalecer os pés, melhorar o equilíbrio e ganhar flexibilidade aos 50 anos é a toalha. Também conhecido como cachos dos pés, é muito fácil de fazer e pode praticá-lo em casa. Exceto uma toalha, não precisará de nenhum outro material.

Consiste em amassar uma toalha usando apenas os dedos dos pés. Deve ser feito descalço e pode ser feito tanto em pé como sentado. Além de pessoas com mais de 50 anos, geralmente é recomendado para quem sofre de fascite plantar, pois ajuda na dor e rigidez do calcanhar.

Ao trabalhar com os pés, eles são obviamente fortalecidos e é por isso que também se melhora o equilíbrio e ganha flexibilidade. Quando os pequenos músculos do pé são mais fortes e reativos, tem-se mais controle sobre a postura e os movimentos. Estes são responsáveis, entre outras coisas, por manter a forma do arco plantar, estabilizar o pé ao caminhar ou correr ou ajustar-se a superfícies irregulares.

Por outro lado, este exercício trabalha o alongamento e a contração dos tendões e músculos do pé, especialmente os flexores dos dedos dos pés e a fáscia plantar. Desta forma, ganha-se flexibilidade nos pés e estes têm uma maior amplitude de movimento e menos rigidez. A longo prazo, o risco de entorses, cãibras ou desconforto ao caminhar ou treinar é reduzido.

Estique uma toalha no chão.

  • Coloque os dois pés paralelos na toalha. A partir daqui pode continuar em pé ou sentado num banco ou numa cadeira
  • Mantendo o calcanhar no chão, levante os dedos , segure um pedaço de toalha e, flexionando os dedos, arraste-o na sua direção.
  • Continue a usar o mesmo movimento até chegar à borda da toalha.
  • Quando chegar à borda, estique a toalha novamente e repita. Faça 10 repetições.

Importante:

  • Mantenha uma postura correta: Quer esteja de pé ou sentado, deve estar sempre numa posição firme e equilibrada.
  • Use apenas os dedos: tente não usar os músculos das pernas para pegar a toalha.
  • Exercite-se regularmente: só assim obterá resultados. Pode incorporá-lo em um treino de aquecimento, arrefecimento ou parte inferior do corpo .