O primeiro incidente aconteceu no mês passado, quando um passageiro encontrou um rato na sua refeição na Scandinavia Airlines, o que causou tanto pânico que exigiu uma aterragem de emergência. Um vídeo viral apareceu online, mostrando um rato a passar por cima da cabine num voo da Spirit Airlines de Dallas para Los Angeles.
Dois incidentes não necessariamente equivalem a uma tendência, mas convém saber o que fazer numa situação destas.
Se vir um rato em um avião, lembre-se de que ele tem mais medo de você do que você dele. Os roedores têm medo das pessoas e tentarão escapar de uma situação em que se encontrem presos numa multidão. Nesse cenário, os roedores procurarão um bom lugar para se esconder.
O que se deve fazer enquanto o roedor estiver escondido?
Não faça nada. Mantenha a calma e espere que o roedor encontre um lugar para se esconder.
Não entre em pânico. Gritar ou correr só desorientará o roedor enquanto ele tenta escapar — e você quer que ele se esconda silenciosamente durante o resto do voo. Além disso, entrar em pânico fará com que outros entrem em pânico, e um grupo de humanos aos gritos é muito mais perigoso do que um rato.
Dê espaço ao rato. Levantar as suas pernas para lhe dar espaço pode ser útil, mas não é necessário.
Certifique-se de que a sua comida esteja fechada. Feche qualquer recipiente de comida ou bebida aberto para desencorajar o rato ou camundongo de vir na sua direção.