Emma Watson, Michelle Obama, Shakira e Susanna Griso: todas confessam sofrer de ‘síndrome do impostor’ .
«Sofro um pouco da síndrome do impostor. Ainda não acredito que sou tão capaz ou tão habilidosa, criativa ou inteligente, talentosao como dizem que sou. Talvez essa pequena patologia me mantenha motivada, querendo descobrir quem eu sou e o que posso dar», declarou Shakira numa entrevista.
Este distúrbio é muito mais comum do que se imagina. De acordo com um estudo realizado no Reino Unido pela Access Commercial Finance, dois terços das mulheres já sentiram isso em algum momento da vida.
É um fenómeno psicológico que atinge aquelas pessoas que não conseguem valorizar as suas conquistas , sucessos e reconhecimentos. Ou seja, caracteriza-se por viver a impossibilidade de internalizar naturalmente o próprio sucesso .
É um distúrbio que nos faz lutar continuamente contra a sensação de nunca sermos suficientes , o que significa insatisfação constante . Portanto, a síndrome do impostor pode causar baixa autoestima, episódios de ansiedade e até isolamento social .
«A síndrome do impostor é muito difícil . Já aconteceu comigo mil vezes e o que mais me ajudou foi lembrar-me que as piores críticas chegam de nós mesmos », declarou Michelle Obama à Vogue Espanha em 2020 .
Para amenizar esse problema, alguns especialistas afirmam que é necessário procurar apoio social ou fazer terapia. No entanto, nasceu um novo método que se tornou viral nas redes sociais para lutar contra o seu próprio impostor : o chamado ‘truque da escada’.
Consiste em visualizar os seus objetivos em etapas, como se você estivesse a subir dez degraus. Desta forma, poderá avaliar com uma perspetiva mais ampla e objetiva onde está o seu sucesso e, assim, será mais difícil que nasça o impostor dentro de si.
O verdadeiro ‘truque da escada’ consiste em prestar atenção aos degraus que você já subiu , e não aos que ainda precisa de subir. Ou seja, o objetivo é focar-se em conquistas e metas que já foram alcançadas e que provavelmente você não considerou.