<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu Norberto Canha, médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

26 Março 2024
Forever Young

O médico ortopedista Norberto Canha, que foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra, morreu aos 94 anos, informou a Ordem dos Médicos.

“Coimbra e o país perderam uma das suas maiores referências da medicina”, afirmou o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, numa nota de pesar pela morte do médico ortopedista.

Também a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra prestou tributo público à memória do médico Norberto Jaime Rego Canha, manifestando “as mais sentidas condolências a todos os seus familiares e amigos, neste momento de luto”.

Natural de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, Norberto Canha nasceu em 18 de agosto de 1929 (94 anos). Foi para Coimbra estudar na Faculdade de Medicina e “terminada a licenciatura radicou-se” na cidade, desenvolvendo as suas atividades clínicas e docentes na Faculdade de Medicina de Coimbra e nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), indicou a ULS, numa nota publicada na rede social Facebook.

Norberto Canha teve como “grande mestre” o professor Fernando Serra de Oliveira, “um dos pioneiros da ortopedia em Coimbra” e autor da primeira tese de doutoramento sobre temas da ortopedia, que o motivou para o estudo dos linfáticos, tema com que se doutorou, bem como posteriormente para os problemas da ortopedia, referiu esta unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Percorreu todos os degraus académicos e da carreira médica, atingindo em ambos os lugares de topo. Irrequieto e generoso, não deixou de dar o seu contributo na Guiné, onde ainda hoje é sobejamente conhecido, e em Moçambique”, realçou a ULS de Coimbra, destacando o contributo como presidente do Conselho de Gerência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (1984-1988), em que deu à ortopedia “um dinamismo nunca visto por esta região, transformando-a num serviço com reconhecimento nacional e internacional”.

A ULS sublinhou ainda que “muitos dos ortopedistas no ativo” puderam beneficiar das ideias e dos ensinamentos de Norberto Canha: “Desapareceu o homem, fica a sua memória e os seus ensinamentos”.

Numa nota de pesar, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) manifestou “o mais profundo pesar” pela morte do insigne médico ortopedista, o professor Norberto Canha, “que sempre desenvolveu um relevante trabalho médico, científico e humanitário”, tendo sido “um expoente dos valores morais e éticos que prestigiou a medicina em Portugal”.

“Homem de cultura, de causas, uma personalidade irreverente sempre em defesa da comunidade, um cirurgião brilhante, uma personalidade com elevada dimensão humanista”, enalteceu o presidente da SRCOM, Manuel Teixeira Veríssimo.

Norberto Canha tinha 94 anos e foi mestre de várias gerações de médicos, pelo que “perdurará o seu exemplo, bem como os seus ensinamentos”, frisou a SRCOM, indicando que, além de médico, foi professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

“Foram também inúmeros os momentos em que manteve forte ligação à atividade da Ordem dos Médicos. Aliás, sempre atento aos problemas dos pacientes que sofrem de filariose linfática (elefantíase), em janeiro de 2019, foi homenageado na Ordem dos Médicos em Coimbra, onde o então embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa, Hélder Vaz Lopes, o elogiou por se dedicar a doenças esquecidas, nomeadamente, naquele país africano com quem o ilustre cirurgião ortopedista mantinha forte ligação afetiva e clínica”, lembrou a SRCOM.

Manifestando “profunda admiração” pelo colega que manteve ao longo da sua vida uma enorme disponibilidade na vida cívica e associativa, a Ordem dos Médicos disse ainda que Norberto Canha destacou-se pela “dedicação à causa pública: um notável filantropo”.

Mais Recentes

Questionário visa conhecer o impacto da depressão em Portugal

há 9 horas

Famílias de acolhimento: direitos que é preciso acautelar

há 9 horas

Assadura na virilha: como tratar e prevenir

há 10 horas

Ácido málico: descubra os seus benefícios e melhore a sua condição física

há 11 horas

Sumo de chuchu: 7 benefícios para a saúde

há 11 horas

Clinomania: transtorno raro que surge quando não se consegue sair da cama

há 11 horas

Chá de açafrão: propriedades benéficas e como fazer

há 12 horas

Corrimento branco: normal ou motivo de preocupação?

há 12 horas

Opinião: «É preciso melhorar os cuidados prestados às pessoas com asma», Mariana Couto Imunoalergologista

há 12 horas

Especialista explica em que situações a verruga genital é mau sinal

há 13 horas

Pensamentos negativos: 8 estratégias para os afastar

há 13 horas

Envelhecimento precoce: evite-o com o ácido glicólico

há 13 horas

Ulla Pilates Club: energia positiva a mexer o corpo!

há 13 horas

Revolução dos Jogos de Mesa Ao Vivo no Cadoola

há 13 horas

Pessoas nascidas nestes 6 dias de qualquer mês estão destinadas ao sucesso financeiro

há 14 horas

Unha encravada: especialista explica como tratar esta dolorosa condição

há 14 horas

8 frases que os homens só dizem quando estão (realmente) apaixonados

há 14 horas

Conforto e moda: se procura esta combinação descubra estas Paez

há 15 horas

Marca portuguesa de calçado sustentável apresenta ténis 100% amigos do ambiente

há 15 horas

Cascais revive a tradição saloia na Festa dos Maios

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.