Esta noite, mais do que o fim de uma carreira, acho que é o fim de uma vida. É uma espécie de homenagem póstuma… em vida. Quando comecei, falaram-me que o mais difícil era durar. Durei 62 anos (de carreira). Mas agora sei que o que é difícil é partir. E vou partir, mas não sem antes agradecer. (…) Se hoje sou uma estrela, devo ao público e a mais ninguém.”
Estas foram as palavras de Alain Delon ao receber uma Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes de 2019, poucas semanas antes de sofrer um AVC que o deixaria debilitado.
Um dos maiores galãs da sétima arte, Delon, que via o envelhecimento como algo doloroso, morreu hoje. A morte foi anunciada pelos filhos do ator em comunicado:
“Alain Fabien, Anouchka, Anthony, assim como (seu cachorro) Loubo, têm a imensa tristeza de anunciar a partida do seu pai. Faleceu pacificamente na sua casa em Douchy, cercado pelos seus três filhos e sua família (…)A família pede gentilmente que a sua privacidade seja respeitada neste momento extremamente doloroso de luto”, diz o comunicado .