<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu o editor Nelson de Matos

9 Junho 2025
Forever Young com Lusa

Tinha 79 anos

O editor português Nelson de Matos morreu hoje aos 79 anos, numa unidade hospitalar de Lisboa, disse à Lusa fonte da família.

Nelson de Matos trabalhou mais de duas décadas na Dom Quixote e destacou-se como editor de nomes de referência da literatura portuguesa como José Cardoso Pires ou António Lobo Antunes, entre outros.

O editor morreu no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, confirmou a sua mulher à Lusa, indicando que o velório se realizará na terça-feira e o funeral na quarta-feira, sem especificar o local.

A hora está ainda por confirmar, referiu a mulher do editor, que, após deixar a Dom Quixote, em 2004, fundou a Edições Nelson de Matos.

No seu perfil na rede social Instagram, a Dom Quixote publicou uma mensagem a homenagear o editor e a expressar as suas condolências à família.

“A Dom Quixote presta homenagem a Nelson de Matos, neste dia triste para todos nós, responsável pela edição e publicação, nesta casa, de alguns dos principais escritores de língua portuguesa e a quem devemos, todos sem exceção, a criação daquela que, ainda hoje, é conhecida como a grande casa dos autores portugueses”, pode ler-se na mensagem da editora.

Manifestando as “mais sentidas condolências” à família, a marca editorial assegurou também que “tudo fará para honrar e dar continuidade ao caminho iniciado por Nelson de Matos”.

MHC // ROC

Lusa/fim