<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Óbito: Morreu Olga Vasconcelos, a primeira mulher jornalista no Porto

11 Abril 2023
Sandra M. Pinto

Tinha 79 anos

Faleceu Olga Vasconcelos, antiga jornalista do JN e a primeira mulher jornalista nas redações do Porto, avança ao Jornal de Noticias

«Foi, também, a primeira mulher em Portugal membro do Instituto Internacional de Imprensa, seguindo-se a Francisco Pinto Balsemão. Tinha 79 anos e não resistiu a doença prolongada», avança a publicação.

Olga Vasconcelos era casada com Fernando Martins, ex-diretor adjunto do JN, com quem teve cinco filhos. «Sempre “atenta à realidade”, gostava “muito de reportagens e o noticiário internacional também a atraía muito”, recorda o marido, salientando o pioneirismo da esposa. “Parece que já tinha no sangue ser uma pioneira. Foi a primeira mulher jornalista no Porto e a mãe foi a primeira mulher a advogar no Porto”».

«A primeira mulher jornalista no Porto ainda cursou Direito (estava no quarto ano e só ficaram por completar duas cadeiras), antes de se render à profissão. Entrou no Jornal de Notícias em 1971, “ainda no tempo da censura, em que a informação era muito controlada”, após frequentar um pequeno estágio no jornal brasileiro O Globo, no Rio de Janeiro», revela o JN.

“Não foi fácil, mas não teve grandes problemas. A nossa redação era muito sui generis, era muito, como se diz agora, resiliente”, diz Fernando Martins ao JN.