A Ocean Cay MSC Marine Reserve nas Bahamas foi formalmente designada como ‘Hope Spot’ e Pierfrancesco Vago- membro do Conselho de Administração da MSC Foundation e Presidente da Comissão Executiva, e Executive Chairman of the Cruise Division of MSC Group- foi denominado como o Hope Spot Champion pela Mission Blue, a organização sem fins lucrativos fundada pela oceanógrafa de renome Dra. Sylvia Earle para promover a proteção dos ecossistemas marinhos.
Com este prestigioso reconhecimento, a Ocean Cay junta-se à rede global de 154 Hope Spots da Mission Blue: locais reconhecidos como críticos para a saúde dos oceanos com o objetivo final de alcançar o estatuto de Áreas Marinhas Protegidas. As nomeações são cuidadosamente avaliadas pelo Hope Spot Council, composto por cientistas marinhos e especialistas em políticas, garantindo que a seleção final seja rigorosa e reflita as necessidades globais de conservação marinha.
Quando a MSC Cruzeiros assumiu a responsabilidade pela Ocean Cay em 2015, a ilha tinha sofrido durante décadas de atividades industriais, incluindo a extração de areia aragonítica. A Companhia embarcou numa ambiciosa iniciativa de restauração, colaborando com o Governo das Bahamas, universidades de renome, cientistas marinhos e conservacionistas para restaurar os ecossistemas da ilha.
Através de investimentos substanciais, o projeto de recuperação já alcançou progressos significativos. Quase 5.000 árvores e 75.000 plantas, flores e arbustos indígenas foram plantadas na ilha, revitalizando o ambiente terrestre. Entretanto, a saúde das águas circundantes é demonstrada pela agora florescente vida marinha, que inclui a presença de tartarugas marinhas.
O Programa de Restauração Marinha cobre 64 quilómetros quadrados de águas marinhas e ecossistemas ao redor da Ocean Cay. Foi ampliado em 2019, quando a MSC Foundation iniciou o seu Programa Super Coral para restaurar os recifes de corais da ilha. Esta iniciativa pioneira aproveita a colaboração cientifica e investigação avançada para identificar genótipos de corais conhecidos como ‘super corais’ que evoluíram para suportar melhor o stress térmico. Estes corais serão estrategicamente plantados para criar recifes mais resistentes aos fenómenos de calor extremo provocados pelas alterações climáticas.
A MSC Foundation planeia promover este trabalho e atrair a atenção de muitos milhares de visitantes de cruzeiros todos os anos, aumentando a consciencialização sobre a necessidade urgente de esforços de conservação dos oceanos em todo o mundo.
Este esforço de restauração e de informação pública em grande escala destaca o compromisso da MSC Foundation em restaurar a saúde dos oceanos, enriquecer a biodiversidade e promover um futuro sustentável para o nosso Planeta Azul.
Por detrás do visionário projeto Hope Spots está o objetivo de aumentar a consciencialização global sobre a importância da conservação marinha e a importância de agir de forma urgente para reverter os danos nos ecossistemas marinhos. A designação da Ocean Cay como um ‘Hope Spot’ destaca o papel crítico que os ecossistemas restaurados como a Ocean Cay podem desempenhar no aumento da biodiversidade e na melhoria da saúde geral dos nossos oceanos.