Óculos grátis e consultas do SNS ao sábado. As promessas eleitorais do PS

O PS apresenta este sábado em Lisboa a versão final do seu programa eleitoral, que dá prioridade ao reforço do investimento público e à melhoria dos serviços públicos, nomeadamente na saúde.

António Costa revela hoje o programa eleitoral do PS, com novidades no SNS: consultas generalizadas ao sábado e óculos grátis para todos os jovens com menos de 18 anos, são apenas algumas das propostas que deverão ser aprovadas hoje.

Outra medida do PS para a saúde, segundo o jornal Expresso, é garantir o agendamento de consultas e outras atividades programadas com hora marcada em todos os serviços públicos de saúde. Atualmente é mais comum que a marcação de consultas e outros atos médicos aponte para um período do dia (de manhã ou de tarde).

Já o jornal Público conta que os socialistas querem criar consultas de ginecologia e pediatria nos centros de saúde. João Tiago Silveira, coordenador do programa eleitoral e responsável pelo gabinete de estudos do PS, salientou que “são dois tipos de medicina em que os cidadãos mais recorrem a médicos privados”.

O PS pretende também avançar com um programa de aquisição de óculos grátis para todos os jovens com menos de 18 anos e pessoas com mais de 65 anos anos que beneficiem do rendimento social de inserção.

A fechar o rol de medidas para a saúde, os socialistas pretendem ter unidades de saúde móvel que prestem “cuidados primários em regime de proximidade, nos territórios de baixa densidade, no interior e em zonas pouco povoadas”, segundo o coordenador do programa eleitoral, fazendo com que seja “o centro de saúde a ir ter com as pessoas”. Assim, estas carrinhas transportam médicos e nelas poderão realizar-se “os exames que são feitos nos centros de saúde, como medição de tensão, controlo da diabetes e análises básicas”.


Artigos relacionados
Comentários
Loading...