“Olhar Mulher” é o tema da segunda edição do PHOTOfest Cantanhede, que decorre entre 13 e 15 de outubro em vários locais do concelho. Uma das novidades em relação à edição de arranque em 2022 é a realização de atividades fora da cidade, nomeadamente nas freguesias de Ançã, Cadima e Febres. O Jardim Municipal e a Biblioteca Municipal são outros dos locais por onde o evento passa.
A segunda edição do PHOTOfest Cantanhede fica marcada por um programa multifacetado, com exposições, debates, palestra, um mercado de artes, masterclasses e teatro. O denominador comum foca-se no olhar fotográfico da e sobre a mulher.
A edição de 2023 inclui ainda exposições em estabelecimentos comerciais da cidade, que aceitaram receber, no seu espaço ou na montra, uma foto ou um conjunto de fotos.
O evento começa no dia 13 de outubro, pelas 18h30, na Praça Marquês de Marialva, com a inauguração da exposição multimédia intitulada “+Mulher”, da fotógrafa Dai Moraes e vídeos Janela Discreta da Joana Mouta, seguida da sessão oficial de abertura do PHOTOfest Cantanhede, pelas 21h00, com um foto-concerto, no auditório do Centro Paroquial, que inclui a projeção de 43 fotografias, com música ao vivo.
No dia seguinte, 14 de outubro, a Praça Marquês de Marialva acolhe o Mercado de Artes, onde os artistas vendem as suas obras, nomeadamente fotografias, foto-livros, foto-zines, material fotográfico usado, ilustração, desenho, pintura, escultura, cadernos manufaturados, literatura e poesia.
Neste local vai haver um palco disponível para os artistas e autores apresentarem as suas obras, produtos e serviços.
Ainda no dia 14 de outubro, realiza-se um debate sobre “Mulheres na Fotografia”, com a presença das fotógrafas Dai Moraes, Pauliana Valente Pimentel, Ana Brígida e Ana Abrão.
Seguido de uma roda de conversa denominada “Mais do que um Corpo”, pelo grupo “Feminismo para Tod*s”, com a convidada Ana Correia, testemunho de uma ex- doente oncológica. O dia termina com uma pequena peça de Teatro intitulada “Coração de Mulher”.
Já no dia 15 de outubro, durante a tarde, o festival começa por apresentar uma palestra intitulada “As mulheres do meu país, de Maria Lamas”, apresentada por António Bracons.
De seguida a apresentação editorial “Kalasha”, o novo livro de Ana Abrão.
Na sessão de encerramento, haverá a entrega de Prémios do Concurso “Olhar Mulher” cujos trabalhos vencedores, serão apresentados e acompanhados de música ao vivo em Foto-Concerto.