O JAMA Ophthalmology publicou um estudo que descobriu que a taxa de demência e diminuição cognitiva era até 2,8 vezes maior nos participantes com perda de visão.
Outro estudo com 2.520 idosos do JAMA Ophthalmology revelou que a deterioração da visão estava associada à piora da cognição. Uma nova investigação avaliando mais de 3 mil adultos com mais de 64 anos com catarata contribui para essa pesquisa.
A catarata faz com que a lente do olho fique opaca. A pesquisa do JAMA Internal Medicine descobriu que, para indivíduos que tiveram as suas cataratas removidas, o risco de desenvolver de demência diminuiu cerca de 30%.
Os autores do estudo observaram que o menor risco foi maior durante os primeiros cinco anos após a cirurgia de catarata do que nos anos posteriores.
Para esta pesquisa, Cecilia S. Lee, diretora de pesquisa clínica do departamento de oftalmologia da Universidade de Washington em Seattle, liderou uma equipa que analisou dados de saúde de 3.038 adultos com 65 anos ou mais com catarata. O participante médio tinha 74 anos, as mulheres representavam 59% e 91% identificaram a sua raça como branca.
Os sujeitos do estudo receberam um diagnóstico de catarata antes do início da demência e tiveram pelo menos uma visita de estudo após o diagnóstico de catarata. Na inscrição e durante as visitas, os participantes receberam testes de triagem cognitiva padronizados, breves avaliações físicas e histórico médico e avaliações de fatores de risco.
Durante o período de acompanhamento, que teve uma média de quase oito anos por pessoa, cerca de metade foi submetida à extração de catarata. Um total de 853 indivíduos foram diagnosticados com alguma forma de demência e 709 foram identificados como portadores da doença de Alzheimer.
Cecilia S. Lee descobriu que o risco de demência era quase um terço maior em pacientes que não fizeram cirurgia de catarata.