Partilhar

Operação europeia encontra milhares de conteúdos ligados a terrorismo no TikTok

A Europol diz ainda que realizou exercícios semelhantes com outras plataformas informáticas.

6 Outubro 2023
Forever Young

Mais de 2.000 publicações relacionadas com terrorismo e extremismo violento foram assinaladas à plataforma TikTok no âmbito de uma operação europeia de referenciação e remoção de conteúdos ‘online’ em que participou a Polícia Judiciária (PJ) portuguesa, avança a Lusa

Segundo a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial, mais conhecida como Europol, na operação foram identificados cerca de 2.145 conteúdos, incluindo elementos ligados ao ‘jihadismo’, ao extremismo violento de direita e ao terrorismo, tais como vídeos e memes, que foram referenciados à TikTok para revisão voluntária.

Em comunicado, a Europol esclarece que, em 28 de setembro, decorreu “um dia de ação de sinalização voluntária em grande escala entre o TikTok, o Centro Europeu de Luta contra o Terrorismo (ECTC, na sigla em inglês) da Europol e 11 países”, incluindo Portugal, visando “conteúdos suspeitos de terrorismo e extremismo violento em linha”.

“Em colaboração com a plataforma de partilha de vídeos TikTok, os investigadores dos países participantes, juntamente com a Unidade de Sinalização de Conteúdos na Internet da União Europeia (IRU, na sigla em inglês) do ECTC, realizaram um exercício para detetar material que glorificasse ataques terroristas passados ou autores de actos terroristas”, precisa ainda a EUROPOL.

O TikTok publica regularmente estatísticas de remoção de conteúdos de extremismo violento nos seus relatórios trimestrais de transparência.

O último relatório mostra que o TikTok removeu proativamente 95% dos conteúdos de extremismo violento.

A ação em análise foi lançada pelas autoridades de Espanha e pela Unidade de Sinalização de Conteúdos na Internet da UE (IRU da UE), em cooperação com as autoridades responsáveis pela aplicação da lei da República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Malta, Portugal, Suécia e Reino Unido.

A IRU da UE foi criada em 1 de julho de 2015 e está sediada no Centro Europeu de Luta contra o Terrorismo, na Europol.

A Europol refere igualmente que este “dia de ação de encaminhamento faz parte de uma parceria público-privada em curso entre o TikTok, as autoridades responsáveis pela aplicação da lei e a Europol, que visa combater o abuso da Internet por parte dos terroristas, prevenir a radicalização em linha e salvaguardar d salvaguardar os direitos fundamentais”.

A Europol diz ainda que realizou exercícios semelhantes com outras plataformas informáticas.

Mais Recentes

6 em cada 10 donos têm dificuldades em encontrar alojamentos que aceitem animais de estimação

há 3 horas

Se lhe apetece celebrar a Páscoa de forma diferente este brunch pode bem ser uma opção

há 4 horas

Opinião: «Dia Mundial do Fígado: um apelo à prevenção e consciencialização»,

há 5 horas

Brunch no Boshq disponível desde 17 euros

há 6 horas

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 7 horas

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 8 horas

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 9 horas

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 10 horas

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 1 dia

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 1 dia

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 1 dia

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 1 dia

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 1 dia

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 1 dia

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 1 dia

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 2 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 2 dias

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 2 dias

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 2 dias

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.