Partilhar

Opinião: «A obesidade e o mito de Sísifo: doentes condenados a lutar todos os dias contra a obesidade, mesmo sabendo que dia após dia a obesidade regressa»

Artigo de opinião de Gil Faria, cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo,  Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde. Professor da FMUP e investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

15 Maio 2024
Gil Faria, cirurgião

Na mitologia grega, Sísifo é conhecido pelo seu castigo eterno no submundo, onde é condenado a rolar uma pedra montanha acima, apenas para a ver rolar de volta para baixo antes de atingir o topo. Este mito tem sido frequentemente interpretado como uma metáfora para tarefas fúteis e impossíveis, onde o esforço parece inútil diante da inevitável derrota…

Ao olharmos para a obesidade, vemos muitas vezes um cenário semelhante: doentes condenados a lutar todos os dias contra a obesidade, mesmo sabendo que dia após dia a obesidade regressa, tal como a pedra ao sopé da montanha.

A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, influenciada por uma interação entre fatores genéticos, ambientais, sociais e comportamentais. Muitas vezes, a perda de peso parece uma batalha contínua e desanimadora, onde os esforços para alcançar um peso saudável se assemelham ao castigo de Sísifo, sem nunca alcançar um sucesso duradouro.

O tratamento clássico para a obesidade tem-se baseado na tentativa de diminuir o peso da pedra (controlo da ingestão alimentar) ou de incentivar o trabalho de Sísifo (exercício físico). E, tal como este, os doentes com obesidade têm um caminho a trilhar de perseverança e resistência. Apesar das repetidas derrotas, continuam a encontrar significado no seu próprio esforço persistente. Cada tentativa de adotar hábitos saudáveis, resulta num crescimento pessoal, mas, frequentemente, resulta num regresso ao estado de partida.

Como seria a vida de Sísifo se lhe conseguíssemos remover a pedra? Como seria a vida de um doente com obesidade se lhe conseguíssemos reduzir o peso que o empurra constantemente montanha abaixo? E é precisamente isso que a cirurgia metabólica oferece: a possibilidade de remover a pedra.

A cirurgia permite ao doente que este deixe de ter o seu metabolismo em permanente luta interna; permite-lhe escalar a montanha, sem ter de carregar constantemente o peso da derrota. A cirurgia possibilita que, pela primeira vez, os doentes com obesidade consigam ver uma real recompensa para os seus esforços ao adotarem hábitos mais saudáveis. Facilitando a adesão aos planos alimentares e diminuindo a adaptação do metabolismo, permite que os doentes percam peso de forma duradoura. Isto funciona também como reforço para manter os hábitos alimentares e facilita a prática de exercício físico. Portanto, não só removemos a pedra de Sísifo como lhe conseguimos dar mais força para subir montanha acima, muito mais leve e confiante na vitória final.

É verdade que o tratamento da obesidade pode ser desafiador e cheio de obstáculos, mas com o tratamento adequado podemos encontrar, finalmente, esperança de que o esforço, a determinação e a resiliência poderão finalmente obter resultados. Em cada passo montanha acima, os doentes com obesidade conseguirão caminhar (agora sem o peso da pedra) em direção a uma vida mais completa e saudável. Agora que se comemora o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, vamos todos ajudar a remover as pedras e empoderar os doentes com obesidade a recuperar o controlo do seu destino.

 

 

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 10 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 10 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 11 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 12 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 12 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 13 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 13 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 14 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 15 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 16 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 17 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 17 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 18 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 18 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 18 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 18 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 18 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 18 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.