Saber mais. Viver melhor. 55+
<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Opinião: «Dia Europeu do Antibiótico – um alerta para a saúde global», Ana Isabel Pedroso, especialista em Medicina Interna

18 Novembro 2024
Ana Isabel Pedroso, especialista em Medicina Interna

Artigo de opinião de Ana Isabel Pedroso, especialista em Medicina Interna

Hoje, dia 18 de novembro, celebra-se o Dia Europeu do Antibiótico, uma data que visa consciencializar a população sobre o uso racional destes medicamentos e o crescente desafio da resistência antimicrobiana. Mas, por que razão este tema é tão urgente?

A razão é que os Antibióticos são verdadeiros heróis sob ameaça!

Estes medicamentos revolucionaram a Medicina, salvando milhões de vidas desde a sua descoberta no século passado. Eles combatem infeções bacterianas que, antes, eram frequentemente fatais. No entanto, o uso inadequado destes medicamentos – como a automedicação, doses incorretas ou interrupção precoce do tratamento – está a comprometer a sua eficácia e em consequência a nossa saúde.

A resistência antimicrobiana surge quando bactérias evoluem e tornam-se resistentes aos medicamentos que deveriam eliminá-las. Isso significa que infeções simples, como uma infeção urinária, podem tornar-se difíceis de tratar e assim ser potencialmente mortal.

Existem alguns mitos que precisamos de combater:

1. “Antibióticos curam tudo.”

Isto é falso. Os Antibióticos são eficazes apenas contra bactérias. Eles não têm efeito em infeções virais como gripes e constipações.

2. “Se me sinto melhor, posso parar de tomar o antibiótico.”

Parar antes do tempo prescrito, permite que bactérias sobreviventes se tornem mais resistentes, aumentando o risco de recorrência e gravidade da infeção.

3. “Guardar sobras para usar depois é seguro.”

Cada tratamento é obviamente personalizado. O que resulta numa ocasião, pode não resultar noutra. O uso inadequado de medicamentos guardados pode agravar a resistência bacteriana.

O que cada um de nós pode fazer

Como cidadãos, todos temos um papel a desempenhar na luta contra a resistência antimicrobiana. Aqui estão algumas medidas simples, mas poderosas:

– Tome antibióticos apenas quando prescritos por um profissional de saúde.

– Siga a prescrição médica à risca. Termine o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.

– Nunca compartilhe ou reutilize antibióticos.

– Vacine-se. Muitas infeções podem ser prevenidas com vacinação, reduzindo a necessidade de antibióticos.

Sem tomarmos estas medidas, podemos enfrentar um futuro em que antibióticos não serão mais eficazes e infeções simples voltarão a ser fatais. A consciencialização começa com cada um de nós. Por isso, neste Dia Europeu do Antibiótico, fica a oportunidade de cada um de nós poder refletir sobre como pode contribuir para a preservação destes medicamentos.

Lembra-te: usar antibióticos com responsabilidade não é apenas um ato de cuidado contigo mesmo, mas também um compromisso com a saúde global.

Por uma vida longa e saudável, informada e consciente!