<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Opinião: Dia Mundial do AVC – um alerta para a luta contra as doenças cerebrovasculares

27 Outubro 2023
Forever Young

Artigo de opinião de Diana Aguiar de Sousa, neurologista e membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC)

Em Portugal, o acidente vascular cerebral (AVC) permanece como a principal causa de morte e incapacidade em adultos. Contudo, devemos sublinhar uma mensagem de esperança: o AVC é prevenível e tratável.

Por Diana Aguiar de Sousa, neurologista e membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC)

 

Esta dualidade da doença – o seu potencial devastador, mas também a promessa de prevenção e recuperação – realça a urgência e importância de desenvolver estratégias que possam minimizar o impacto do AVC no nosso país.

O Dia Mundial do AVC, que se assinala a 29 de outubro, não deve ser apenas uma data no calendário, mas uma oportunidade para reflexão e mobilização. Estima-se que uma em cada quatro pessoas sofrerá um AVC ao longo da vida. Dados recentes do estudo internacional “Global Burden of Disease” indicam que o número global de mortes por AVC isquémico subiu de 2,04 milhões em 1990 para 3,29 milhões em 2019, sendo previsto que este valor cresça para 4,90 milhões até 2030. No entanto, cerca de 90% destes episódios poderiam ser evitados com o controlo de fatores de risco vascular, tais como hipertensão, excesso de peso, elevação do colesterol, diabetes mellitus, tabagismo e sedentarismo. Deste modo, reconhecer e controlar estes fatores de risco deve ser o primeiro passo para a prevenção deste flagelo em termos de saúde pública.

Entretanto, a par com a prevenção, é crucial lutar também pela eficácia do tratamento. Uma resposta rápida e adequada a um evento vascular cerebral pode significar a diferença entre a recuperação e a incapacidade permanente. Por isso, é também imperativo que toda a população reconheça os sinais de um AVC, conhecidos como “os 3F”: “Face” (se ao sorrir há uma assimetria da boca), “Força” (se ao tentar levantar os braços um deles descai ou não se move) e “Fala” (se não consegue falar ou o discurso está arrastado). Ao identificar uma destas queixas, é fundamental ligar de imediato para o 112. Os avanços no tratamento do AVC, incluindo a implementação da “Via Verde do AVC”, transformaram o prognóstico desta doença. No entanto, o sucesso destes tratamentos reduz-se com o tempo, tornando crucial o reconhecimento imediato dos sinais sugestivos de AVC e a ativação dos serviços de emergência, com pré-notificação e encaminhamento para o hospital que se encontra mais bem preparado para receber cada caso específico.

Assim, e nesta ocasião, devemos recordar que a batalha contra as doenças cerebrovasculares não é apenas uma questão médica, mas uma questão de saúde pública. Por isso, a nossa abordagem deve ser abrangente, envolvendo profissionais de saúde, educadores, decisores políticos e, sobretudo, todos os cidadãos. Juntos, podemos reconfigurar a epidemiologia do AVC e construir um futuro mais saudável.

Mais Recentes

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 3 minutos

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 23 minutos

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 43 minutos

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 1 hora

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 1 hora

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 2 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 2 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 2 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 3 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 4 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 4 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 4 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 5 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 5 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 5 horas

Organização Mundial de Saúde adota acordo internacional sobre pandemias

há 6 horas

Estalar os dedos: faz mal ou não?

há 6 horas

Dor no calcanhar: causas que podem levar a esta condição depois dos 50 anos

há 6 horas

Fruta ou legume com uma parte estragada, pode ou não ser consumido?

há 7 horas

Uma dúvida que é preciso esclarecer: será que beber café puro engorda?

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.