Partilhar

Mitos e verdades na saúde oral que é preciso esclarecer, Sofia Cordeiro, diretora-geral da Clínica Médis

A saúde oral é uma questão fundamental para a qualidade de vida das pessoas.

30 Outubro 2024
Forever Young

No entanto, existem ainda muitos mitos sobre os cuidados a ter com os dentes que podem confundir e prejudicar a saúde oral. Por outro lado, existem verdades importantes que muitos desconhecem. Face a esta problemática, e reforçando o seu compromisso de cuidado para com a saúde oral dos portugueses, a Clínica Médis, marca do Grupo Ageas Portugal, apresenta os principais mitos e verdades a ter em conta.

Se as pessoas estiverem informadas do impacto que a saúde oral tem no bem-estar geral é meio caminho para cuidarem delas mesmas.

Além disso, se tiverem recomendações de como devem cuidar dos seus dentes, é possível desmistificar várias ações relacionadas com a saúde oral e tomar decisões informadas e conscientes.

 

Mitos:

1. Bicarbonato branqueia os dentes. Muitas pessoas acreditam que o uso do bicarbonato de sódio é uma forma eficaz de branquear os dentes. No entanto, o uso excessivo pode danificar o esmalte dos dentes e causar sensibilidade.

2. Devo lavar os dentes imediatamente após cada refeição. Deve esperar cerca de 30 minutos antes de escovar os dentes após cada refeição para a saliva equilibrar o Ph que se alterou com a alimentação.

3. Mau hálito está sempre relacionado com falta de higiene. O mau hálito pode não estar apenas relacionado com a falta de higiene oral, existem outras causas associadas como desidratação, jejum prolongado e tabagismo.

4. Não se deve lavar os dentes quando a gengiva sangra. Se estiver a sangrar da gengiva deve igualmente escovar os dentes, mas deve usar uma escova suave ou de média rigidez, pasta dentífrica adequada e bochechar com elixir.

5. Devemos colocar a maior quantidade de pasta dentífrica possível na lavagem. O verdadeiro responsável pela limpeza dos dentes é a escova e a própria escovagem. A pasta aplicada não deve ser maior do que o tamanho de uma ervilha.

 

Verdades:

1. O uso do fio dentário é fundamental para prevenir cáries e doenças gengivais.

2. Beber muito café ou chá, tabaco e refrigerantes, escurece os dentes. Tudo o que inclui corantes contribui para as tais manchas amarelas nos dentes.

3. A escovagem mais importante do dia é antes de dormir, isto porque, quando dormimos a produção de saliva é menor e quase não há movimento da língua, o que dificulta a eliminação dos restos de comida.

4. Visitas regulares ao dentista são essenciais para detetar problemas precocemente e evitar complicações mais graves.

Mais Recentes

Timberland e a casa de moda parisiense JACQUEMUS revelam a sua nova colaboração exclusiva

há 9 horas

Colombo volta a transformar-se num Hospital da Bonecada: uma experiência para todas as crianças

há 10 horas

Opinião: «E se os ovos de Páscoa ensinassem como transformar guloseimas em lições de finanças»,

há 11 horas

6 em cada 10 donos têm dificuldades em encontrar alojamentos que aceitem animais de estimação

há 1 dia

Se lhe apetece celebrar a Páscoa de forma diferente este brunch pode bem ser uma opção

há 1 dia

Opinião: «Dia Mundial do Fígado: um apelo à prevenção e consciencialização»,

há 1 dia

Brunch no Boshq disponível desde 17 euros

há 1 dia

Brunch especial do dia da Mãe é no Lisbon Marriott

há 1 dia

Celebre o Dia da Mãe com carinho e muitos mimos

há 1 dia

Páscoa à mesa: restaurantes celebram a data com propostas de excelência

há 1 dia

Este café é um tributo à força e determinação das mulheres

há 1 dia

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 2 dias

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 2 dias

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 2 dias

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 2 dias

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 2 dias

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 2 dias

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 2 dias

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 3 dias

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.