<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Opinião: «Nutrição, um dos pilares para um bom desenvolvimento», Bárbara Plácido, nutricionista

13 Junho 2025
Bárbara Plácido, nutricionista

Artigo de opinião Bárbara Plácido, nutricionista

A nutrição infantil apresenta elevada importância, uma vez que representa um dos pilares para um bom desenvolvimento e crescimento das crianças.

Os comportamentos e atitudes adquiridos na infância, assim como, as escolhas alimentares realizadas nesta fase são marcantes pois influenciarão a vida adulta.

A garantia de que os bebés e crianças tenham acesso a uma alimentação completa e equilibrada desde o nascimento é essencial na construção de uma base sólida para a saúde ao longo de toda a vida.

O leite materno é considerado o melhor alimento para satisfazer as necessidades do lactente e deve ser mantido durante a diversificação alimentar, sendo que esta corresponde a um curto período de transição, desde a amamentação ou a alimentação com fórmula infantil, até à inclusão na dieta familiar.

Durante a infância é extremamente importante um adequado aporte nutricional, com a presença de todos os macronutrientes e micronutrientes, uma vez que o organismo está em constante desenvolvimento.

É também importante prestar atenção aos sinais dados no que respeita à fome e saciedade, de forma a perceber quando devemos oferecer alimento e, sobretudo, quando devemos parar.

Uma boa alimentação permite-nos obter um crescimento adequado, um bom desenvolvimento cognitivo, uma boa imunidade e ainda a prevenção de doenças crónicas, tais como obesidade, hipertensão, … que podem efetivamente manifestar-se já durante a infância.

Diariamente enfrentamos alguns desafios que, por vezes, podem prejudicar a alimentação das nossas crianças.

A insegurança alimentar, a escassez alimentar são duas situações que ainda acontecem e que levam muitas famílias a não terem acesso a alimentos nutritivos.

Também a publicidade a alimentos menos saudáveis, acaba por atrair o público infantil.

A rotina diária e a falta de tempo por parte dos pais ou cuidadores levam muitas vezes a que estes recorram a opções menos saudáveis, como por exemplo refeições já prontas ou pré-preparadas, geralmente com um grau de processamento elevado.

Concluindo assim a alimentação infantil está intimamente relacionada com o desenvolvimento saudável das crianças.

A garantia de uma nutrição adequada corresponde, de certa forma, a um investimento no futuro, contribuindo para que o crescimento e o desenvolvimento psicomotor ocorram da melhor forma.