<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Opinião: «O impacto da transpiração na saúde do couro cabeludo», Carlos Portinha, Grupo Insparya

Carlos Portinha, Coordenador Clínico do Grupo Insparya
3 Março 2025
Carlos Portinha, Diretor Clínico do Grupo Insparya

Artigo de opinião de Carlos Portinha, Diretor Clínico do Grupo Insparya

Poderá o suor afetar a nossa saúde capilar?

A transpiração é um processo natural do corpo humano, essencial para regular a temperatura corporal, no entanto, quando se trata do couro cabeludo, é comum questionarmo-nos sobre o impacto do suor no cabelo. Poderá o suor afetar a saúde capilar?

Sendo a prática de exercício físico de extrema importância para a saúde em geral, importa esclarecer mitos e verdades sobre o impacto que a transpiração pode ter na nossa saúde capilar.

O que acontece ao couro cabeludo quando transpiramos?

O couro cabeludo possui inúmeras glândulas sudoríparas, responsáveis por libertar suor (composto por água, sal e outras substâncias). Em quantidades normais, a transpiração ajuda a manter o couro cabeludo hidratado, contudo, a transpiração excessiva pode criar um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos, além de deixar resíduos acumulados, especialmente quando combinada com sujidade, oleosidade e produtos capilares inadequados.

Impactos da transpiração excessiva no couro cabeludo:

1.                 Obstrução dos folículos capilares: O suor em grande quantidade, quando não é removido adequadamente, pode levar a que se acumule mais sebo e resíduos, dificultando a oxigenação dos folículos.

2.                 Proliferação de fungos: A humidade excessiva pode favorecer o crescimento de fungos que, por sua vez, impactam o aparecimento de caspa ou dermatite seborreica.

3.                 Irritação do couro cabeludo: O sal presente no suor pode causar irritação, especialmente se permanecer no couro cabeludo por longos períodos.

 

Como minimizar os efeitos da transpiração no couro cabeludo:

·                    Higienize bem: Lavar o cabelo após a prática de exercício físico ou atividade intensa ajuda a remover o suor e os resíduos acumulados.

·                    Escolha produtos adequados: Usar champôs que limpem profundamente o couro cabeludo sem o agredir, bem como fórmulas específicas para controle de oleosidade e caspa, quando estes problemas coexistem, podem fazer a diferença.

·                    Evite cobrir o couro cabeludo por longos períodos: Gorros e chapéus podem reter o suor, aumentando a humidade e, consequentemente, o risco de irritação.

·                    Hidrate e cuide: Produtos como tónicos capilares, champôs adequados e tratamentos como mesoterapia, com aporte de vitaminas, minerais e aminoácidos, podem fortalecer o couro cabeludo contra possíveis danos bem como fortalecer os fios de cabelo, tornando-os mais resistentes e saudáveis.

 A transpiração em si não é prejudicial, mas a falta de cuidados com o couro cabeludo pode levar a problemas capilares a longo prazo. Escolher uma rotina de cuidados capilares adequada, combinada com o uso de produtos específicos para cada tipo de cabelo, é essencial para manter o couro cabeludo saudável, principalmente após atividades físicas intensas.

Em casos de queda acentuada de cabelo, é essencial consultar um médico especialista para avaliar se há algum problema subjacente e, assim, prevenir possíveis impactos a longo prazo.

Não descurar a saúde do couro cabeludo é essencial para que os fios de cabelo cresçam fortes, brilhantes e viçosos.