A Cyber Monday, ou “Segunda-Feira Cibernética”, emergiu como uma extensão da Black Friday, focando-se em ofertas online, que ocorre sempre na segunda-feira seguinte à Black Friday. Esta segunda-feira dedicada a campanhas promocionais online nasceu, nos anos 60 nos EUA. Em Portugal, o termo foi introduzido pela primeira vez em 2009. Tal como acontece com a Black Friday, o Marketing e o Retalho aproveitam para disponibilizar promoções imperdíveis, de forma a apresentar novas datas para fazer compras. A Cyber Monday é um dos maiores dias do ano para compras online, com muitas lojas organizando descontos imperdíveis.
Quais poderão ser as vantagens e desvantagens da Cyber Monday?
Bom, podemos identificar como vantagens a variedade de produtos; disponibilidade de produtos on-line; descontos maiores; antecipação das compras de Natal e promoções em diversos setores. Para consumidores em Portugal, o Cyber Monday é uma ótima oportunidade para adquirir produtos com preços reduzidos, especialmente à medida que as lojas portuguesas e internacionais adotaram estratégias de descontos para atrair um público crescente de compradores online. Ao invés, as desvantagens concentram-se na compulsão de compras online ou shopping compulsivo, onde eventos como o Cyber Monday estão fortemente ligados a questões emocionais e psicológicas, podendo ser desencadeadas pela pressão das promoções, pelo marketing agressivo ou pela necessidade de gratificação imediata. Manter o equilíbrio é fulcral. Quando esse equilíbrio é exacerbado, poderá acontecer que se utilize as compras como um refúgio emocional, tentando preencher um vazio interno com bens materiais e consequentemente a obstinação na compra dos mesmos. É vital compreender que a felicidade instantânea proporcionada por uma compra não resolve problemas emocionais mais profundos. Comprar itens que não são necessários ou que excedem o orçamento, sentir ansiedade ou culpa após a aquisição das mesmas e escondê-las de outras pessoas são alguns dos sinais de alerta para a oniomania, por isso é importante estar atento a estes sinais – tanto em si como em quem o rodeia.
Salientar também a comparação social, geralmente acompanhada de sentimentos de inadequação que levam a este tipo de comportamentos. A par disto, existe atualmente uma avultada sobrecarga de anúncios e promoções que nos chegam das redes sociais, televisões, entre outros, que podem desencadear um sentimento de urgência especialmente em pessoas predispostas a este comportamento.
Ainda que existam mecanismos que podem ser utilizados para combater esta prática, é relevante, antes de mais, assumir o problema e entender qual a sua raiz. Estabelecer um orçamento realista, fazer uma lista de itens necessários, e questionar a necessidade real de cada compra, são comportamentos fundamentais para evitar compras compulsivas. Aproveitar a vida não se resume a acumular bens materiais. Muitas vezes experienciar coisas simples e momentos de conexão com entes queridos trazem mais satisfação do que compras impulsivas, por isso, caso não lhe seja possível sentir essa alegria e satisfação neste tipo de vivências, talvez a terapia seja algo a considerar uma vez que pode ser um recurso valioso para quem desenvolveu padrões problemáticos com compras. O caminho é entender porque existe essa dependência de consumo e adotar estratégias saudáveis, pois dessa forma é possível desfrutar, sem comprometer o seu bem-estar financeiro, familiar e emocional.
Concluindo, a compulsão por compras no Cyber Monday é muitas vezes um reflexo de questões emocionais mais profundas. Embora as ofertas e o marketing agressivo possam aumentar a tentação de comprar, é importante estar ciente dos gatilhos emocionais e tomar medidas para
controlar o impulso de consumir. Com reflexão, planeamento e apoio emocional, é possível desfrutar das vantagens das promoções sem ceder à pressão emocional das compras impulsivas.
Como gerir o impacto Psicológico?
1) Estabelecer um orçamento: ajuda a controlar impulsos e evitar gastos exagerados;
2) Planear com antecedência: fazer uma lista de necessidades;
3) Praticar autoconsciência: refletir sobre o motivo da compra e sobre como se sente durante o processo de compra ajuda a tomar decisões mais racionais;
4) Distanciar-se das redes sociais: reduzir a exposição a promoções e a anúncios publicitários pode ajudar a minimizar a pressão e o desejo de compra.
Em resumo, o Cyber Monday poderá afetar várias dimensões psicológicas que acabam por alterar o comportamento do consumidor. Com autoconsciência e uma abordagem mais consciente, é possível disfrutar das promoções sem comprometer o bem-estar psicológico.