Opinião: Os benefícios da harmonização orofacial na promoção do bem-estar e um sorriso saudável

Atualmente, com a inovação e incorporação de novos conceitos na ortodontia, surgem procedimentos não invasivos que visam não apenas a estética, mas também a restauração da função oral e saúde dos pacientes.

Como parte deste avanço, a Impress, incorpora a harmonização facial aos seus serviços, uma abordagem que se destaca pela sua natureza clínica e preventiva, mas também pelo seu papel na melhoria da harmonia orofacial, contribuindo significativamente para a autoestima do paciente. “Observamos um crescimento na procura por estes procedimentos devido ao seu papel na miomodelação facial, crucial para equilibrar os grupos musculares que sustentam o sorriso. Desta forma, não só otimizam a saúde bucodental, mas também a capacidade de comunicação do paciente com os que o rodeiam e, claro, em simultâneo, a sua qualidade de vida.” explica Susana Fontes, CEO da Impress em Portugal.

Tendo isto em conta, eis alguns casos clínicos associados à harmonização orofacial:
● Aplicação de Toxina Botulínica (Botox) — Além da correção estética do sorriso gengival e da suavização de linhas e rugas faciais, destaca-se pela eficácia comprovada na redução do bruxismo, onde a aplicação de botox sobre os músculos da mastigação promove o seu  relaxamento. Além disso, o botox pode ser aplicado para fins de reabilitação oral e maxilofacial, ajudando na definição da proporção facial, e por conseguinte, na simetria do sorriso

● Injeção de Ácido Hialurónico — É utilizado para preencher defeitos dérmicos e aumentar volumes, bem como em procedimentos de contorno facial e aumento labial. Como o sorriso é percecionado pelo lábio, esta técnica também irá melhorar a sua forma, restaurando o volume facial, de forma natural e imediata, e minimizando os sinais do envelhecimento.

● Harmonização orofacial no âmbito terapêutico — Estes tratamentos também são frequentemente utilizados em casos de dor orofacial, disfunção temporomandibular, assim como na correção da sialorréias (disfunção do fluxo de saliva) e a equilibrar tecidos pós-tratamentos ortodônticos.

A harmonização facial na ortodontia, também conhecida por harmonização orofacial, encara a face como um todo, promovendo o equilíbrio das estruturas ósseas, musculares e adiposas, bem como a
função oral do paciente e a sua autoconfiança. Por isso, procedimentos como a aplicação de Toxina Botulínica (Botox), aplicação de Ácido Hialurónico, prótese dentária, branqueamento dentário e
redução da gengiva, são cada vez mais populares.
Neste sentido, verifica-se que os benefícios dos tratamentos de harmonização facial estão em harmonia com a ortodontia e recaem não só na sua vertente médica e prevenção de doenças, mas também contribuem para um sorriso bonito e saudável.