Partilhar

Opinião: Sente-se cansado, com falta de ar e com os pés inchados?

Artigo de opinião de Maria José Rebocho, Cardiologista e Membro do Conselho Técnico-Científico da AADIC

24 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

A insuficiência cardíaca é uma síndrome, é um conjunto de sinais e sintomas que nos devem fazer suspeitar de que o coração não está a bombear o sangue necessário para os órgãos-alvo, como os rins, o fígado e o cérebro, e para os músculos, de acordo com a necessidade do esforço. Acredita-se que no nosso país afete cerca de 4% da população e que possa aumentar entre 50 a 70% até 2030.

Por Maria José Rebocho, Cardiologista e Membro do Conselho Técnico-Científico da AADIC

Uma fadiga que surge de forma gradual para um esforço que fazia habitualmente e que antes não existia, a sensação de que não consegue encher completamente os pulmões de ar e o aparecimento de inchaço nas pernas e tornozelos são sinais que devem alertá-lo para uma eventual insuficiência cardíaca. Esta doença, que ainda é pouco conhecida da população portuguesa, é muito comum, embora muitas vezes se confunda com os sinais que assumimos como normais do envelhecimento.

Conhecer os sinais de alerta é por isso fundamental para detetar precocemente esta doença que é a principal causa de internamento hospitalar em pessoas com mais de 65 anos. No total dos internamentos em Portugal (dados de 2018), a insuficiência cardíaca corresponde a cinco por cento, sendo que as doenças cardiovasculares correspondem a 18 por cento do total dos internamentos. Estes doentes têm mais reinternamentos se não cumprirem a terapêutica e os conselhos médicos. A insuficiência cardíaca tem uma elevada prevalência, morbilidade e mortalidade, que representa uma sobrecarga económica e social de grande magnitude para o nosso país.

Como os sintomas surgem de forma muito gradual, e sobretudo nas pessoas com mais de 80 anos, o cansaço é muitas vezes encarado como uma consequência normal do envelhecimento ou do aumento de peso e não é valorizado. Também o edema (inchaço) dos pés e tornozelos não é muitas vezes tido como um sinal de alarme.

O diagnóstico da insuficiência cardíaca é basicamente clínico, feito através dos sinais e sintomas. O Médico após fazer a história clínica e o exame físico (pesquisa de edemas, auscultação cardíaca e pulmonar), requisita exames complementares de diagnóstico. Normalmente a sequência é: raio-x ao tórax, eletrocardiograma, análises sangue (inclui o doseamento do NT-proBNP) e um Ecocardiograma completo (com Doppler). É este exame que vem confirmar o diagnóstico e indicar qual é o tipo de insuficiência cardíaca, de forma a definir o tratamento mais adequado.

Se pensarmos que as duas causas principais da insuficiência cardíaca são a doença coronária e a hipertensão arterial, a prevenção implica prevenir ou tratar estas duas doenças. Existem factores de risco que não se podem prevenir que são a hereditariedade e o envelhecimento, portanto deve evitar acrescentar outros factores de risco, adotando um estilo de vida saudável (alimentação saudável e exercício), controlo da tensão arterial, cessação tabágica, controlo do colesterol e da ingestão de álcool.

Em Portugal existe uma Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), de âmbito nacional que tem como principal objetivo divulgar e sensibilizar para esta doença, respetivos sinais e sintomas e apoiar os doentes e seus familiares, sem qualquer fim lucrativo.

No âmbito do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a AstraZeneca promovem uma campanha de alerta com o mote “Coração Saudável. Coração Feliz”.

Esta campanha, que pretende sensibilizar e divulgar o conhecimento da Insuficiência Cardíaca junto da população, chama a atenção para os sinais de alerta para a promoção de um diagnóstico precoce e início imediato da medicação adequada que contribuem para uma melhor qualidade de vida e uma maior esperança de vida.

Mais Recentes

Descubra os benefícios da leitura para a saúde mental

há 4 horas

Descobrimos o rooftop que promete um ambiente descontraído, ideal para jantares entre amigos ou sunsets

há 4 horas

Os melhores sabores do Minho aterram nos Açores num evento a quatro mãos

há 5 horas

Acabou de comer e já está com “fome” outra vez? Cuidado: convém perceber por que está isso a acontecer

há 5 horas

Se já passou dos 65 anos convém estar a par: estas são as cirurgias mais arriscadas depois dessa idade

há 5 horas

Espondilartrite axial: a doença que não tem cura, mas que tem tratamento

há 6 horas

Infarmed manda retirar do mercado todos estes produtos cosméticos: «não cumprem com os requisitos», refere a entidade

há 6 horas

À medida que envelhecemos os nossos arrependimentos estão relacionados com as oportunidades que não aproveitámos: 5 formas de se livrar desse sentimento

há 6 horas

Tenha uns lábios de sonho por menos de 3 euros: basta usar este delineador de lábios (perfeito) da Mercadona

há 6 horas

Sintomas da menopausa podem estar ligados com o desempenho cognitivo, é o que revela este estudo

há 7 horas

Descobrimos qual é o signo mais raro e estamos prestes a revelar: será que é o seu?

há 7 horas

A doença que afeta quase metade dos homens com mais de 50 anos mas da qual ninguém fala

há 7 horas

Conjuntivite alérgica: fique a par dos sintomas da doença que pode afetar toda a sua família

há 8 horas

E se lhe dissermos que, se jogar estes jogos, não só atrasa o envelhecimento cerebral como evita doenças, parece-lhe bom demais?

há 8 horas

É tudo uma questão de bom-senso e alguns cuidados: saiba como passar dos 50 anos (e chegar aos 65) o mais saudável possível

há 8 horas

Está a chegar a época delas: está preparado para as constipações? 8 sinais (subtis) aos quais deve tomar atenção

há 9 horas

Descobrimos a coleção de vernizes mais irresistível para este outono (e queremos partilhar a novidade)

há 10 horas

Tivoli Palazzo Gaddi abre as suas portas no centro histórico de Florença

há 10 horas

Testemunho contra o esquecimento: “O Dia Que Mudou Israel” relembra o 7 de outubro

há 10 horas

Marca de moda oferece voucher de 20 euros aos primeiros 50 clientes que visitarem o seu novo espaço

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.