<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Organização Mundial de Saúde alerta: transmissão da gripe aviária H5N1 ao ser humano causa “enorme preocupação”

18 Abril 2024
Forever Young

A Organização Mundial de Saúde (OMS) manifestou hoje “enorme preocupação” com a crescente disseminação da estirpe H5N1 da gripe aviária para novas espécies, incluindo humanos.

“Isto continua a ser uma enorme preocupação”, declarou Jeremy Farrar, cientista-chefe da agência de saúde das Nações Unidas, numa conferência de imprensa em Genebra (Suíça).

O receio é que o vírus H5N1, com “uma taxa de mortalidade extraordinariamente elevada” nas pessoas contaminadas através do contacto com animais infetados, se adapte para ser capaz de se transmitir entre humanos. Até ao momento não existe qualquer prova de uma difusão deste tipo.

Entre o início de 2023 e o dia 1 de abril de 2024, a OMS indicou ter registado um total de 889 casos humanos de gripe aviária em 23 países, incluindo 463 mortes, o que representa uma taxa de letalidade de 52%.

Além da vigilância dos humanos infetados por animais – vacas num caso recente nos Estados Unidos – “é mais importante perceber quantas infeções humanas ocorrem sem se saber, porque é através destas que ocorrerá a adaptação do vírus”, explicou Jeremy Farrar.

“É trágico dizê-lo, mas se eu for infetado com o H5N1 e morrer, acabou [a cadeia de transmissão do vírus]. Se andar entre as pessoas e o transmitir a alguém, dou início ao ciclo”, acrescentou.

Para o responsável, os sistemas de vigilância e deteção de infeções nunca são demais, mas notou que o caso norte-americano “ocorreu no país mais rico do mundo”, onde se realizam estudos serológicos para ver se ocorrem transmissões junto dos criadores de vacas.

No início de abril, as autoridades norte-americanas indicaram que uma pessoa tinha testado positiva para a gripe aviária, após ter sido infetada por uma vaca leiteira no Texas.

Até agora têm sido muito raros os casos de transmissão para humanos.

Uma criança de nove anos com a estirpe H5N1 morreu de gripe aviária em fevereiro no Camboja, depois de em 2023 terem sido registadas três mortes no país.

No caso norte-americano, o único sintoma do doente foram os olhos avermelhados (como acontece numa conjuntivite), referiram as autoridades, acrescentando que o caso foi isolado e tratado com um medicamento antiviral para a gripe.

PAL // FPA

Lusa/fim

Mais Recentes

Combate à obesidade com sistema robótico dispara na Península Ibérica

há 8 horas

Spa lança linha inovadora de tratamentos para responder às exigências do estilo de vida moderno

há 8 horas

O fim de uma era: Toblerone confirma o adeus ao chocolate amargo

há 9 horas

Portugal no top ten dos melhores destinos para congressos

há 9 horas

Este é o esconderijo perfeito das bactérias: fica dentro do frigorifico, asseguram os especialistas

há 9 horas

O que é mais saudável: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista responde

há 10 horas

Benefícios da leitura para os maiores de 50 anos

há 10 horas

Selfies: a forma como as tira revela muito sobre si (e sobre os outros)

há 10 horas

Beber água quente: benefícios para o bem estar do organismo

há 11 horas

Fervem em pouca água: estes são os signos mais temperamentais

há 11 horas

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 11 horas

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 11 horas

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 12 horas

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 12 horas

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 12 horas

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 13 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 14 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 14 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 14 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.