Partilhar

Orquestra XXI celebra uma década de existência com Quinta Sinfonia de Mahler

Saiba quando

26 Julho 2023
Forever Young

A Orquestra XXI, composta por músicos portugueses residentes no estrangeiro, vai interpretar a Quinta Sinfonia de Gustav Mahler para marcar o seu 10.º aniversário, numa digressão nacional que arranca hoje, na Casa do Música, no Porto, avança a Lusa.

Depois do Porto, a orquestra atua em Alcobaça, na quinta-feira, no âmbito do Festival Cistermúsica, e no sábado regressa ao Festival Internacional de Música de Marvão, para um concerto nas Ruínas de Ammaia.

A digressão vai terminar no dia 30 de julho, no Centro Cultural de Belém.

Cerca de 80 músicos vão compor a formação nestas datas, alguns dos quais são membros desde o início, adiantou à agência Lusa, na semana passada, o maestro fundador do projeto, Dinis Sousa.

“Há cada vez músicos portugueses a viver no estrangeiro e o número de músicos aumenta de ano para ano, portanto, o projeto tem cada vez mais pessoas na sua rede e tem crescido todos os anos”, disse à Lusa.

A escolha da Quinta Sinfonia de Gustav Mahler é uma novidade no repertório do coletivo, que quis fazer algo especial e diferente para os dez anos da orquestra.

“Parece quase surreal como é que já chegámos aos dez anos”, admitiu Sousa, atualmente maestro titular da orquestra Royal Northern Sinfonia, em Newcastle, no Reino Unido.

Sem fins lucrativos, a Orquestra XXI venceu em 2013 o Prémio FAZ – Ideias de Origem Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Orquestra XXI reflete a pluralidade de experiências dos seus elementos, que habitam cidades como Londres, Paris, Berlim, Zurique, Perm, Madrid ou Amesterdão.

Alguns dos seus elementos desenvolvem a sua atividade em algumas das principais orquestras mundiais, como a Sinfónica de Londres, a Nacional de França ou da Ópera de Zurique.

Dinis Sousa, formado na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, foi nomeado maestro titular da orquestra Royal Northern Sinfonia em 2021, depois de ter sido maestro assistente do Coro Monteverdi e das orquestras do regente John Eliot Gardiner.

Mais Recentes

Turismo: reclamações sobem 24% no primeiro trimestre

há 54 minutos

Memórias de infância, portugalidade e influências asiáticas: conheça a nova carta do chefe Ricardo Costa

há 1 hora

Autenticidade, hospitalidade e bem-estar de excelência: conheça o “novo” Vilalara

há 2 horas

Aproveite a Páscoa e experimente fazer uma escapadinhas de autocaravana

há 2 horas

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 2 horas

3 sinais de alerta a que deve estar atento quando comprar chocolates de Páscoa

há 3 horas

Óbito: Morreu o DJ e apresentador Wink Martindale

há 3 horas

Óbito: Morreu o futebolista Aaron Boupendza

há 3 horas

Opinião: «O emagrecimento saudável vai muito além de simplesmente perder peso», Joana Menezes Nunes, médica

há 3 horas

OurTime: venha conhecer o Tinder para maiores de 50 anos

há 4 horas

Rejuvenescer a pele na menopausa: o que fazer e o que evitar

há 4 horas

Ozempic: conheça os principais efeitos colaterais

há 4 horas

Está preparado? Estes são os signos com o maior QI

há 5 horas

Animais de estimação nos transportes públicos: conheça as regras e evite as multas

há 18 horas

O pó de talco causa ou não cancro de ovário?

há 19 horas

Óbito: Morreu o músico jamaicano Max Romeo, lenda do reggae

há 21 horas

Óbito: Morreu Michael Halbye, vice-presidente da Lego, em acidente de esqui nos Alpes suíços

há 21 horas

Cinco distritos sob aviso amarelo, mas o motivo não é a chuva (ou o vento)

há 21 horas

Imposto municipal sobre imóveis: saiba se está isento

há 21 horas

Especialistas alertam: «este alimento simples é o grande “assassino” do cérebro»

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.