Arthur Brooks, professor de Harvard e especialista em felicidade , diferencia os três tipos de amigos que se deve ter na vida.
Na revista americana The Atlantic ele destacou que as três amizades são importantes para se sentir feliz. Amizades úteis respondem a um interesse mútuo em que ambas as partes obtêm algum tipo de benefício. «É o amigo que pode ajudá-lo a seguir em frente na vida, o amigo de quem você precisa ou deseja algo. O benefício pode ser mútuo».
Grande parte das amizades acontecem no trabalho.
A amizade perfeita, como Brooks lhe chama, é baseada na virtude
Depois estão as amizades baseadas no prazer as quais se caracterizam por uma admiração mútua. Você gosta de encontros com essa pessoa, os quais servem para libertar endorfinas , a hormona da felicidade.
Sobre quanto tempo leva para considerar alguém um amigo , um estudo da Universidade do Kansas detalhou o tempo que se leva para desenvolver esse vínculo. A pesquisa concluiu que uma pessoa é um amigo ocasional quando vocês estão juntos há 50 horas. Passaria a ser amigo depois de 90 horas. E para considerá-lo um amigo próximo são necessárias mais de 200 horas.