Papa Leão XIV, o 267º Papa na história da Igreja Católica e o primeiro dos Estados Unidos, era um grande amigo de Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril. O que pouca gente sabe é que ele foi um dos mais envolvidos a orar durante o internamento do antecessor.
Francisco esteve internado no hospital Gemelli, em Roma, durante 38 dias: do dia 14 de fevereiro a 23 de março. Durante esse tempo muitos fieis uniram-se em orações tanto em frente ao hospital quanto na Praça de São Pedro, no Vaticano.
O Papa Leão XIV esteve presente em várias dessas ocasiões. No dia 03 de março, num período crítico do internamento de Francisco, Robert Francis Prevost dirigiu um momento religioso com outros cardeais e fieis na Praça de São Pedro, onde rezou o terço pela saúde do seu antecessor perante de milhares de pessoas.
“Permaneçamos em oração com Maria, Mãe da Igreja, pela saúde do Santo Padre Francisco. Ela, Mãe da Santa Esperança, assiste, restaura e consola todos aqueles que recorrem à sua ajuda; seja também para nós, nesta noite, sinal de consolação e de segura esperança”. disse na altura.