Há poucos anos, o exercício estava ligado a uma imagem de sofrimento e de exigências a partir das quais se alcançavam os resultados desejados; No entanto, a passagem do tempo tornou-o acessível a todos e a todos os níveis.
Diferentes estudos demonstraram que o exercício, por menor que seja , previne doenças: melhora a saúde cardiovascular, metabólica, cognitiva e emocional. E segundo a Organização Mundial da Saúde , apenas 30 minutos de caminhada diária são suficientes para alcançar os avanços associados a esta prática.
Os “lanches de exercício” são justamente aquele pequeno exercício que alcança resultados suficientes, sem a necessidade de esforço sobrenatural. Consiste em pequenas dose de movimento distribuídas ao longo do dia e com uma duração não superior a dez minutos.
Podem ser implementados em qualquer lugar e a qualquer hora, além das áreas habituais como a casa, também podem ser praticados no trabalho.
Para quem trabalha em frente ao computador durante oito horas , os especialistas recomendam mudar de posição a cada 20 a 30 minutos: sentado por 20, em pé para trabalhar por oito e movendo-se por dois. Isso ajuda a melhorar a circulação, acelerar o metabolismo e aliviar o desconforto físico.
Se estiver em casa, trata-se simplesmente de quebrar a monotonia de ficar deitado no sofá durante alguns minutos de exercício. Com isso conseguimos mudar o ritmo do nosso corpo e evitar os mecanismos que podem acabar por produzir alterações metabólicas.
Agachamento, levantar, saltar, dançar , levantar e sentar na cadeira, subir e descer escadas, alongar-se, carregar as compras do supermercado, mudar os móveis de casa, caminhar cinco minutos depois de comer ou jantar ou mesmo caminhar ao receber um telefonema.
Todos esses exercícios podem ser feitos de acordo com o nosso nível, para que possamos adicionar intensidade ou apenas fazê-lo moderadamente. Recomenda-se fazer isso a cada uma ou duas horas, mas constantemente.