Rir é (mesmo) o melhor remédio

A risoterapia é uma técnica psicoterapêutica que, através do riso, produz benefícios a nível mental, físico e emocional. Nos últimos anos tem sido apontada como um complemento ao tratamento clínico de casos de depressão, mas existem outras aplicações e até programas destinados especificamente a seniores.

Rir é uma ferramenta que temos naturalmente para reduzir o stress, ajudar a superar os obstáculos da vida e, em suma, viver melhor. É neste sentido que surge a risoterapia, uma técnica que permite libertar tensões físicas e emocionais, mas que não é, por si só, uma terapia, nem convencional, nem alternativa: é uma técnica que pode abordada para dar resposta à simples necessidade de equilíbrio ou compensação em determinadas fases da vida, ou como complemento ao tratamento de doenças como a depressão.

Normalmente, a risoterapia é aplicada em sessões, coordenadas por monitores especializados, onde se recorre a técnicas de expressão corporal, danças, jogos e até massagens, para que o riso seja desencadeado de forma natural. Em suma, uma forma diferente de combater problemas como o stress, a ansiedade, a solidão e a depressão.

Artigos relacionados
Comentários