<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Parece mentira, mas é verdade: moeda de 2 euros pode ajudar a detetar doença infeciosa

9 Junho 2025
Forever Young

Uma moeda de dois euros pode ser muito útil no caso da sua saúde.

Um médico explicou que pode ser usada para controlar o aumento de uma picada que leva a uma doença infeciosa.

“Pode aparecer na pele uma mancha vermelha do tamanho de uma moeda de dois euros”, começa por dizer. Esta é medida que deve ter em conta.
Se verificar se a mancha fica maior do que a moeda, o melhor é mesmo consultar um médico”, continua. Explica que esta infeção pode acabar por levar a paralisia muscular, dormência e problemas nas articulações dos joelhos e tornozelos.

No caso do coração, podem ser mais frequentes as doenças cardíacas

A doença de Lyme também é referida como doença de Lyme ou doença de Lyme. Lyme e Old Lyme são cidades no estado americano de Connecticut, onde a doença foi descrita pela primeira vez em 1975.

“Os gatilhos são bactérias da espécie Borrelia burgdorferi, que também são simplesmente chamadas de Borrelia”, diz Kristina Huber, médica do Instituto de Infeção e Medicina Tropical da Clínica LMU de Munique.

A doença de Lyme pode ser transferida de carrapatos para humanos em qualquer lugar. Não é possível transmitir de pessoa para pessoa, “os afetados não são contagiosos”, diz Huber. Nos meses de junho, julho e agosto, a doença ocorre com maior frequência.

Muitas vezes, a doença de Lyme permanece despercebida. Se ocorrerem queixas, podem sentir-se de forma muito diferente. “A pele é frequentemente afetada”, diz Kristina Huber. No entanto, os sintomas da doença de Lyme também podem aparecer para o sistema nervoso, articulações e coração.