Vigorexia é o nome dado ao transtorno dismórfico muscular, um problema psicológico que faz com que as pessoas se vejam fracas e sem músculos, quando são fortes e musculados.
A distorção da imagem faz com que essas pessoas permaneçam muitas horas no ginásio ou a praticar exercícios para conseguirem ter o corpo que consideram ideal.
Este tipo de transtorno pode ser semelhante à anorexia, porque as pessoas que dele sofrem também veem imagens distorcidas de si, muito diferentes das que veem no espelho.
Sintomas
De início são psicológicos. A pessoa não se sente confortável com o seu próprio corpo e passa a não se reconhecer em frente ao espelho, procurando fazer mais e mais exercícios físicos como forma de encontrar o corpo ideal.
Conforme o tempo passa, a pessoa começa a sentir cansaço, insónia, dores musculares, queda no desempenho sexual, depressão e desinteresse por atividades que não estejam relacionadas com a prática de exercícios físicos.
Vigorexia tem cura, mas a pessoa tem de reconhecer que está com um problema, para depois poder procurar um tratamento multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, endocrinologistas e outros, se necessário.
A pessoa não tem obrigatoriamente de abandonar por completo os exercícios físicos, apenas precisa de ser orientado sobre a frequência correta para ser saudável e não prejudicar o organismo.