<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

19 Maio 2025
Forever Young

Se procura um incentivo adicional para passar algum tempo de qualidade com os seus netos diga que isso pode ajudar a que viva mais uns 20 anos.

Esta ideia foi reforçada por um estudo britânico, que assim revela que avós e netos podem colher benefícios do seu tempo juntos. O estudo de 2017, que foi agora revisto pelos seus pares, encontrou uma ligação entre o aumento da expectativa de vida dos avós e o tempo que passam com os netos.

Um dos coautores do estudo, David Coall, congratulou-se com o facto de estar envolvido no campo da investigação, pois «enquanto as evidências se acumulam, esperamos fazer mais recomendações úteis para uma vida saudável». Porém, «apesar de algumas atualizações no campo, outras ligações precisam ainda de ser apuradas», destacou o professor universitário.

Para efeitos deste estudo foram analisadas as condições de saúde e sociais de mais de 500 participantes entre 1990 e 2009. A base de dados foi feita por entrevistas, – que incluiu uma secção em que os participantes descreveram a frequência com que cuidavam de um neto sem a presença dos pais -, e os exames médicos, em intervalo de dois anos. De destacar que este estudo se concentrou apenas nos avós que prestavam um serviço de cuidado periódico.

A equipa de investigação descobriu que os avós que tomam conta dos seus netos têm um risco inferior de morte (37%) comparado com os avós que não cuidam. A mesma redução foi observada na comparação entre os avós que cuidam e as pessoas que não são avós. No entanto, a equipa usou os mesmos dados, também, para perceber se os avós eram mais saudáveis por cuidar ou cuidavam porque eram saudáveis e capazes de o fazer.

Assim, David Coall resumiu os resultados na descoberta de que «a saúde representa apenas 22 por cento da associação causa-efeito entre o cuidar dos netos e a longevidade» e de que curiosamente existe ainda «um efeito direto desse cuidado na longevidade, embora ainda procuremos as razões para o mesmo», acrescentou.

No entanto, passar tempo com os netos e ajudar membros da família ou os amigos, indiscutivelmente, dá às pessoas uma sensação de propósito, que as ajuda a manter física e mentalmente ativas. Com a atenção de que existem diferentes formas de ajudar os outros.

Mais Recentes

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 2 horas

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 2 horas

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 2 horas

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 2 horas

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 3 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 3 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 3 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 4 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 4 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 4 horas

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 4 horas

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 5 horas

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 5 horas

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 5 horas

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 7 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 7 horas

Tenha o cabelo com que sempre sonhou com esta novidade da Mercadona (por menos de 4 euros)

há 8 horas

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

há 8 horas

Como fazer o pedido de reforma em 2025: todas as respostas aqui

há 8 horas

Óbito: Morreu Francisco Gonçalves, figura icónica da comunidade motard de Castelo Branco

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.