O medo é um dos sentimentos mais comuns nas pessoas; é uma reação natural a situações que percebemos envolvem perigo real. As fobias, por outro lado, vão um passo além. É um medo forte e irracional de algo que representa pouco ou nenhum risco. Algumas das mais comuns são a aracnofobia, medo de aranhas; acrofobia ou medo de altura ou nictofobia, mais conhecida como medo irracional da noite ou da escuridão.
O curioso sobre muitas das fobias é que a maioria das pessoas não os entende, mas para quem sofre com elas podem representar momentos de stress e ansiedade.
De todas as fobias que existem, algumas são até consideradas um prazer para quem as desfruta. Como é o caso de quem tem um medo irracional de queijo ou de quem não gosta nada de conduzir. É precisamente desta última que padece a atriz Penélope Cruz.
Penélope Cruz revelou que na sua infância presenciou a irmã ser atropelada e, desde então, considera os carros como “uma ameaça”, além de ter medo da velocidade.
Amaxofobia é o medo irracional de conduzir. Esse distúrbio pode causar ataques de pânico nas pessoas que precisam de se sentar ao volante ou sequer se imaginam ter de conduzir um carro.
Entre os sinais e sintomas físicos mais comuns estão nervosismo, rigidez, tontura, sensação de falta de ar ou suores, mas pode levar a sintomas psicológicos.
Dependendo do grau de quem sofre, podem surgir outros sintomas, como a sensação permanente de alerta ou a visualização de possíveis acidentes, que podem interferir no descanso, causando insónia ou pesadelos relacionados com uma viagem.