Partilhar

Pensões: aumento deve ser inferior ao dos dois últimos anos (saiba aqui o valor)

Fórmula que tem em conta o crescimento do PIB e o valor da inflação entrou em vigor em 2007.

23 Julho 2024
Forever Young

O aumento das pensões no próximo ano deverá ficar abaixo de 3%, tendo em conta os valores da taxa de inflação e do crescimento económico nos primeiros seis meses deste ano. Para já, a única certeza nesta área tutelada pelo Ministério da Segurança Social é de que a idade legal da reforma em 2025 se vai fixar nos 66 anos e sete meses, refere o Correio da Manhã.

O valor exato do aumento das pensões só poderá ser calculado depois do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgar, em novembro, a taxa de inflação, sem habitação, e tendo em conta igualmente o Produto Interno Bruto (PIB). No que diz respeito a este indicador, é considerado apenas o crescimento dos últimos dois anos, que se fixará entre os 2% e os 3%, segundo noticiou na sexta-feira o ‘Expresso’, cita o Correio da Manhã

Estas regras entraram em vigor em 2007, na sequência da publicação da lei 53-B/2006 que fixou normas para a atualização das pensões da Segurança Social.

A concretizar-se os cálculos do ‘Expresso’, a atualização das pensões será inferior à dos dois últimos anos. Recorde-se que as pensões aumentaram este ano entre 5% e 6% e em 2023 entre 3,89% e 4,83%. De uma forma geral, as pensões superiores a 6111,12 euros não foram atualizadas. Sem aumentos, a menos que a lei mude, estarão os que começaram este ano a receber pensões.

Por força de uma lei que está a ser contestada pelo Movimento Justiça para Reformados e Pensionistas, os novos beneficiários têm de esperar dois anos para verem as suas pensões atualizadas. A questão acentuou-se mesmo nos últimos anos devido aos elevados valores atingidos pela inflação, agravando a perda de poder de compra dos reformados.

O número de pensões de velhice atribuídas em 2023 aumentou 19,2% face ao ano anterior, totalizando 102 435, e o valor médio das novas pensões subiu 3,4% para 687,41 euros, segundo a Segurança Social.

Os dados mostram ainda que em 2023 os trabalhadores reformaram-se em média mais cedo do que em 2022, já que a idade média dos novos pensionistas foi de 65,1 anos no ano passado (face a 65,2 anos).

Meio milhão em formação
As ações de formação promovidas no ano passado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) abrangeram 500,8 mil pessoas, das quais se salientam 330,5 mil abrangidas em ações de Formação Contínua (66%) e 63,4 mil (12,7%) em Formação Inicial, segundo o relatório divulgado na sexta-feira pela instituição.

Mais empresas
Cerca de 285 mil empresas responderam sobre os seus Quadros de Pessoal, mais cerca de 13 mil empresas face ao ano anterior, segundo o relatório.

Subida
A informação divulgada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional dá conta de que, entre 2022 e 2023, o desemprego aumentou em todos os grupos etários, com exceção do grupo dos 25 aos 34 anos.

Mais Recentes

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 6 minutos

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 1 hora

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 1 hora

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 1 hora

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 1 hora

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 3 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 3 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 3 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 3 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 4 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 4 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 4 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 4 horas

Choque tóxico: conheça a condição que levou doente a sofrer amputações depois de ter sintomas de «uma gripe ligeira»

há 5 horas

Pouco conhecida, esta infusão ajuda a baixar a febre se estiver constipado ou com gripe

há 5 horas

É oficial: Europa declara-se “gatólica”. Estudo revela que os gatos superam os cães em popularidade

há 5 horas

“Iguais na Segurança”: «sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência»

há 6 horas

Hospital de São João: retira doentes não urgentes das urgências

há 6 horas

Zazu e Heartie aliviam sofrimento nos cuidados paliativos do IPO do Porto

há 6 horas

Se já passou dos 50 convém ler esta noticia: estes são os erros de moda que a fazem parecer mais velha do que realmente é

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.