De acordo com o Eurostat, as pensões de velhice em toda a Europa variam significativamente tanto em termos nominais como em padrões de poder de compra (PPS). Para simplificar os dados, a Euronews Business converteu os rendimentos anuais das pensões em montantes mensais, dividindo-os por 12 meses.
A pensão de velhice por beneficiário excedeu a média da UE em todos os “Quatro Grandes” países da UE. A Itália reportou a pensão mais elevada, de 1.561 euros, enquanto a França, a Espanha e a Alemanha apresentaram valores quase idênticos, cada um com cerca de 1.450 euros.
Os países nórdicos também registaram um forte desempenho, com as pensões médias de velhice a excederem as dos “Quatro Grandes”.
Em 2021, a despesa mensal bruta média com pensões de velhice por beneficiário na UE variou amplamente, desde 2 575 euros no Luxemburgo até 226 euros na Bulgária, com a média da UE a situar-se em 1 224 euros.
Incluindo a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) e os países candidatos à UE, a Islândia registou a média mais elevada de 2 762 euros, enquanto a Albânia teve a mais baixa, de 131 euros.