<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Peru e Chile acrescentam monumentos à lista da UNESCO

30 Julho 2021
Sandra M. Pinto

Lugares cheios de história e muita beleza.

O observatório solar de Chankillo no Peru foi acrescentado na terça-feira à Lista do Património Mundial da UNESCO e junta-se aos outros doze monumentos Património Mundial do país, noticia a euronews.

Situado na região de Ancash, na costa peruana, o local combina um observatório solar e 13 torres que datam do século IV a.C.

As torres, construídas no topo de uma colina no meio do deserto, estão perfeitamente alinhadas com as posições do sol durante todo o ano, permitindo a observação de todos os movimentos do astro-rei.

Segundo os especialistas, trata de uma obra-prima da arquitetura peruana antiga assim como uma obra-prima tecnológica que serve de berço à astronomia nas Américas e que agora se encontra em processo de conservação.

Outro tesouro arqueológico, desta vez do Chile, também se juntou à Lista do Património Mundial da Unesco na terça-feira.

São as enigmáticas múmias Chinchorro, consideradas como as mais antigas múmias deliberadamente feitas pelo homem no mundo. Datam de há mais de 5.000 anos a.C.

Num processo considerado uma obra-prima criativa destas primeiras populações, elas reconstruíram o corpo com paus e pelos de animais após a remoção de todo o tecido interno. As múmias foram então pintadas de preto e vermelho.

A Unesco irá preservar os três locais no deserto costeiro do norte do Chile, onde foram encontrados no início do século XX.