Seja qual for a perspetiva sobre o assunto, é bom que se considere que a balança pode ser um grande aliado e o importante é ter o equipamento certo para saber quando e como usá-lo.
“Pesar mais vezes dá-nos mais informação sobre o nosso estado e permite-nos alterar o nosso comportamento”, diz o psicoterapeuta Xavier Sanmartín, indicando que ter consciência da situação atual do nosso corpo pode levar a ajustes e, deste modo, aproximarmo-nos mais do que ambicionamos.
É necessário olhar para o número que é exibido na balança apenas como uma ferramenta, cujo resultado deve ser aceite e um ponto de partida, evitando criar uma obsessão em seu redor. É aí que ter um acompanhamento profissional e digital, como o PronoKal, faz uma grande diferença, ajudando-o e guiando-o para uma perda de peso segura e eficaz, de mãos dadas com esta ferramenta útil.
A grande questão: com que frequência devemos pesar-nos?
Em primeiro lugar, devemos estar conscientes de que o peso corporal oscila ao longo do dia, cerca de 1 kg. Isto deve-se a fatores como a quantidade de fluidos ingeridos e eliminados, a retenção de líquidos, as reservas de glicose, o consumo de sal, o conteúdo intestinal, as hormonas, entre muitos outros.
A frequência com que se pesa também é um elemento a considerar, pois pode variar dependendo do objetivo de perda de peso que se pretende atingir. Pesar-se deve ajudá-lo a manter-se motivado, e não o contrário. Se for esse o caso e afetar o seu humor de uma forma positiva, a frequência pode ser maior. Por exemplo, para algumas pessoas pesar-se diariamente pode significar uma rotina motivadora, mas para outros pode ser apenas uma vez por semana.
O ideal, segundo os especialistas da PronoKal quando se quer atingir um objetivo de perda de peso, é que se pese no mínimo uma vez por semana. Isto para que possa conhecer a sua evolução, tendo em conta que o objetivo deve ser mudar a rotina e manter bons hábitos, e não tanto o peso em si.
Como se pesar corretamente?
1. Escolha a balança certa
Para começar a pesar-se corretamente, tem de começar por fazê-lo na balança certa, e por isso é importante ter uma que mostra mais do que o peso e que lhe permite identificar se reduziu a gordura e a sua massa muscular.
2. Escolha um bom sítio
Idealmente, a balança deve estar num piso plano sem tapetes. Uma vez posicionada, deve evitar movê-la.
3. Fazê-lo sempre nas mesmas condições
Significa que deve pesar-se nas mesmas circunstâncias físicas e no mesmo local para que os resultados não sejam alterados.
Por exemplo, deve repetir condições como:
1. Estar em roupa interior ou nu
2. Jejum total ou no máximo ter bebido um copo de água
3. Depois de ir à casa de banho
4. Defina a altura do dia para se pesar. A melhor das hipóteses é sem dúvida, depois de se levantar, já que o seu peso ainda não foi afetado por alterações.
4. Tire selfies ao espelho e monitorize a sua evolução
Todas as fotografias fazem parte do processo, evite apagá-las para que no fim possa ter um registo da sua evolução.
Uma imagem vale mais do que mil pesagens? Como dissemos antes, o número na balança é apenas um valor para interpretar. Os melhores resultados são aqueles que se sentem e veem.