Partilhar

Pesquisa revela como serão os encontros amorosos no pós-pandemia

Conectar-se com outras pessoas é uma necessidade humana que ficou limitada com a chegada da pandemia e do distanciamento social.

13 Dezembro 2021
Sandra M. Pinto

Neste contexto, muitas pessoas encontraram nas aplicações de relacionamento uma alternativa para amenizar a solidão e ter algum tipo de interação durante esse período.

Uma pesquisa realizada pelo Tinder revelou que a forma da chamada Geração Z (entre os 18 e os 25 anos) lidar com os encontros virtuais está a mudar nos últimos anos e a pandemia acelerou ainda mais esse processo.

Os resultados da pesquisa mostram que o envolvimento social no Tinder registou um aumento significativo durante o período de isolamento social. De acordo com os dados recolhidos, a Geração Z passou mais tempo a conversar na plataforma, com 19% mais mensagens enviadas por dia em fevereiro de 2021, em comparação com o mesmo mês de 2020.

As conversas também ficaram mais longas (32%), e as biografias foram atualizadas três vezes mais do que antes da pandemia com o objetivo de conseguir r um maior número de interações.

Além disso, o envolvimento dos utilizadores cresceu: foram 11% mais swipes (movimento de arrastar para lá ou para cá, filtrando os melhores perfis) e 42% mais matches (quando duas pessoas se gostam) por pessoa. De acordo com a pesquisa, os swipes bateram recorde atrás de recorde, alcançando o número de 3 mil milhões por dia mais de 130 vezes em 2020.

Um dos pontos surpreendentes revelado pela pesquisa foi que a Geração Z começou a conversar por vídeo. Devido às restrições impostas pela Covid-19, quase metade dos utilizadores interagiu com um match através da videochamada durante a pandemia, e 40% pretendem continuar a usar o recurso para conhecer pessoas.

A pesquisa mostrou algumas mudanças comportamentais que podem ser observadas na Geração Z e que dão pistas sobre o futuro das formas de lidar com um relacionamento.

#1 Honestidade e Autenticidade

De acordo com os dados, as pessoas serão mais honestas e autênticas. Isso porque a pandemia ajudou muitos a colocarem as coisas em perspectiva, levando os utilizadores a serem mais verdadeiros e vulneráveis em relação a quem são, aparência e o que estão a enfrentar. Nas biografias, por exemplo, houve um aumento de 31% no uso da palavra ansiedade.

#2 Limites mais claros

A pandemia trouxe o debate sobre os limites pessoais. Os membros utilizaram a biografia para deixar as expectativas bem claras e muitos conversaram sobre precauções de segurança antes de se encontrarem.

#3 Deixa acontecer naturalmente

Menções de frases como “vamos ver onde isto vai dar” e “aberto para” foram colocados nas biografias, mostrando que a tendência daqui para frente é que a próxima geração procure relacionamentos abertos às mais diversas possibilidades.

#4 Encontros digitais vieram para ficar

Como o contato com outras pessoas tornou-se algo perigoso em tempos de pandemia, a interação aconteceu à distância. Por isso, muitos encontraram alternativas criativas para realizarem encontros virtuais como jantares via vídeochamada ou pedidos de comida por aplicações de delivery. De acordo com a pesquisa do Tinder, os encontos virtuais podem ser mais leves e espontâneos, sem a pressão do ao vivo.

#5 O famoso primeiro encontro

No ano passado, a grande maioria das pessoas realizou um pré-encontro virtual antes de se conhecerem ao vivo e a cores. Com bares e restaurantes fechados – clássicos locais de primeiro encontro – os interessados escolheram atividades mais criativas e pessoais .

#6 O impacto do contato físico

A falta do toque devido ao distanciamento social foi fortemente observado no aplicativo, com biografias à procura de carinho e de afeto. O uso da palavra “abraço”, por exemplo, cresceu 23%, revelando o aumento da valorização dos pequenos contatos físicos na hora do encontro.

#7 Estar fisicamente perto

A pandemia de Covid-19 também trouxe muitas mudanças, seja aqueles que foram para novas cidades ou voltaram a morar com os pais. Com isso, muitos procuraram as aplicações de de relacionamento para conhecer pessoas novas e as menções de “mudança/mudei-me” na biografia aumentaram 28% em 2020.

#8 Amor reprimido?

A maior parte dos jovens da Geração Z passaram parte do ano com a família, forçados a “abandonar” a vida social devido à pandemia. Dessa forma, com a vacinação as pessoas querem sair mais, pois acreditam que a Covid-19 atrasou a sua vida amorosa.

 

Fonte: doutorjairo.uol

 

Mais Recentes

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 2 horas

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 3 horas

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 4 horas

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 7 horas

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 9 horas

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 9 horas

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 1 dia

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 1 dia

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 1 dia

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 1 dia

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 1 dia

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 1 dia

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 1 dia

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 1 dia

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 1 dia

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 1 dia

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 1 dia

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 1 dia

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 dia

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.