Pessoas com mais de 65 anos que têm animais de estimação têm perda cognitiva mais lenta

Revela este estudo

Todos sabemos quais os benefícios para os seres humanos da sua convivência com os animais de estimação. Um estudo revela agora que os mais velhos podem ter ainda maiores benefícios se tiverem a seu cargo um animal de estimação.

Investigadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram num estudo recentemente realizado que os idosos que têm animais de estimação têm uma perda cognitiva mais lenta.

No estudo foram analisados dados de 1.369 pessoas com idade média de 65 anos registrados no Health and Retirement Study. Os participantes apresentavam habilidades cognitivas normais no início da pesquisa. Ao todo, 53% declararam ter animais de estimação, sendo que 32% eram donos de animais há mais de 5 anos.

Com a ajuda de testes cognitivos, os investigadores estipularam uma pontuação para cada participante, variando de zero a 27.

Durante seis anos, observou-se que a pontuação da função cognitiva dos idosos com animais de estimação diminui a um ritmo mais lento se comparado com os que não tinham animais de estimação.

 

Ler Mais