Com a vida corrida que todos levamos, cada vez é mais importante ter fins-de-semana onde possamos dar atenção à nossa cara.metade. De facto, só assim as relações podem singrar e ser ainda mais felizes.
Guarde o telemóvel e não o utilize no fim-de-semana
Um casal que passa muito tempo junto, mas está constantemente distraído com mensagens de texto, e-mails ou redes sociais, provavelmente não é tão feliz quanto um casal que passa menos tempo junto, mas sem os telefones.
Reservar tempo para os dois, sem qualquer interferência da tecnologia, é importante. E como você gasta esse tempo é irrelevante. Não precisa de ser algo extravagante ou planeado minuciosamente. O que importa é a presença.
Envolvem-se em jogo paralelos
Depois de uma semana exaustiva de trabalho, é normal e até saudável desejar a solidão. Mas pode ser difícil escolher entre “tempo para mim” e “tempo para nós”.
Felizmente, existe uma maneira de saciar a necessidade de um tempo a sós e de criar laços simultaneamente. “Brincadeira paralela”, um conceito derivado da psicologia infantil , ocorre quando duas pessoas se envolvem na sua atividade preferida separadamente, mas em conjunto.
Para casais, isso pode parecer um parceiro lendo no sofá, enquanto o outro joga o seu videojogo favorito ao lado. Eles podem não estar interagindo diretamente um com o outro, mas ainda estão intencionalmente compartilhando o espaço e relaxando com uma atividade que ambos gostam.
Criam um ritual
Relacionamentos prosperam com base em rituais. Chegar a casa e encontrar seu parceiro(a) e saber que o fim de semana trará algo familiar — algo que certamente será seu — pode ser reconfortante.
Pesquisas mostram que rituais podem ajudar os casais a organizar as suas vidas de uma forma que permita a coexistência de mudança e estabilidade. Os indivíduos podem fundir-se numa identidade compartilhada que se distingue de cada um deles isoladamente. Podem conectar-se, independentemente do caos que os cerca.
Colocam sexo na agenda
Estudos mostram que casais que têm uma vida sexual satisfatória têm mais probabilidade de serem mais felizes nos seus relacionamentos.
Mas com tarefas e recados intermináveis, os fins de semana podem começar a parecer uma segunda semana de trabalho — com pouco tempo sobrando para a intimidade. O sexo rapidamente começa a parecer menos uma prioridade.
É por isso que a intimidade estruturada pode ser uma coisa boa. Muitas pessoas pensam que ela pode diminuir a espontaneidade, mas, na verdade, alivia a fadiga mental de tentar fazer a intimidade acontecer.
Riam em conjunto
A ludicidade, segundo pesquisas , é uma das ferramentas mais confiáveis que os casais podem usar para fortalecer o relacionamento. Pode aumentar a satisfação no relacionamento, aliviar conflitos e acabar com a sensação de monotonia que os parceiros podem começar a sentir.
Procure a alegria de propósito. Faça um jogo de perguntas e respostas com regras sem sentido ou desafie um ao outro para uma batalha de dança.