Todos já passamos por momento em que nos sentimos bloqueados criativamente. Nestas situações parecemos não conseguir encontrar as respostas certas para avançar com um qualquer projeto ou tarefa. Pode ser uma experiência altamente frustrante.
A verdade é que todos precisamos de ser criativos no nosso quotidiano. Isto não é um talento exclusivo dos artistas. Até a pessoa com um emprego mais mundano necessita de conseguir por vezes aplicar o seu espírito criativo. Sem criatividade não existe inovação.
Infelizmente pode nem sempre ser fácil conseguir estimular este tipo de pensamento. Para ajudar a ultrapassar estes momentos, o portal YourTango recomenda os seguintes métodos.
-
Passar tempo junto à natureza
Caso esteja há muitas horas a trabalhar numa determinada tarefa que conseguiu terminar, mas cujo resultado final ainda não é bem do seu agrado, então uma boa sugestão passa por fazer um intervalo e ir dar um passeio. Procure estar perto da natureza durante alguns minutos e depois regresse. O mais provável é que volte com ideias renovadas!
-
Faça algo fora da sua zona de conforto
Isto obviamente pode significar coisas bem diferentes dependendo da pessoa. Perceba que tipo de atividades ou rotinas novas poderá experimentar. Converse com pessoas com quem não costuma passar tanto tempo, cozinhe algo diferente, inscreva-se num qualquer curso, etc. Tudo isto irá estimular a sua criatividade.
-
Cuide de si
Procure dormir bem, ter tempo para o ginásio ou para qualquer outra atividade que lhe proporcione prazer. Este tempo é altamente valioso. Para ser produtivo e criativo é fundamental que se encontre bem, com uma saudável disposição emocional.
-
Avance aos poucos
Quando estamos bloqueados no início de uma qualquer tarefa pode ser bastante útil tentar dividir a mesma em pequenos objetivos mais concretizáveis. Isto irá ajudar a que comece sem que se sinta intimidade. Avance aos poucos.
-
Evite julgamentos
É comum sermos muito críticos em relação à nossa produção criativa. Duvidamos sempre que os outros possam apreciar o que fazemos e temos tendência para questionar tudo. Evite este tipo de receios e dê espaço para que as suas ideias mais estranhas e incompletas possam “florescer”.