Partilhar

Por que temos vontade de comer doces quando estamos de mau humor?

Se tem esse hábito saiba porque ele acontece. E já agora convém evitar.

16 Março 2024
Sandra M. Pinto

As hormonas, mensageiras químicas presentes na corrente sanguínea, têm um papel essencial na regulação do equilíbrio do nosso organismo e, especialmente, da nossa alimentação, influenciando o apetite e escolhas alimentares, afirma Ana Rita Santos, nutricionista-coach PronoKal Group.

Comemos muitas vezes para nos premiarmos ou compensarmos as nossas necessidades emocionais. Tal acontece porque a comida liberta várias hormonas que geram prazer, relaxamento e bem-estar, podendo mesmo tornar a pessoa viciada em determinados alimentos. A dopamina, por exemplo, é libertada sempre que comemos algo que queremos muito, ativando as mesmas áreas que determinadas drogas no nosso cérebro.

Neste sentido, as hormonas permitem compreender a escolha de determinados alimentos quando as pessoas estão, por exemplo, nervosas ou irritadas. Quando estamos mais stressados, muitas vezes optamos por alimentos crocantes porque o movimento da mandíbula, ao mastigar, liberta um conjunto de hormonas que relaxam o corpo. Também os doces são muitas vezes os escolhidos nestes momentos por estarem associados a momentos felizes das nossas vidas.

Assim, torna-se importante compreendermos de que forma as hormonas regulam o apetite e o que potencia a sua libertação. As principais intervenientes são a insulina, a grelina, o cortisol, a leptina e o glucagon.

A insulina é libertada quando comemos hidratos de carbono ou quando estamos em jejum há mais de 4 horas. Em excesso, esta substância provoca o desejo de comer doces e potencia o acumular de gordura. A grelina, produzida no estômago, é a responsável por indicar quando temos fome e quando estamos saciados. Já o cortisol é ativado quando estamos em situações de stress, favorecendo o aumento de gordura abdominal e a retenção de líquidos. A leptina, produzida pelo tecido adiposo, indica ao organismo a necessidade de comer mais quando as reservas de gordura são baixas e de comer menos quando estas são elevadas. Por fim, o glucagon, a hormona contrária à insulina, atua quando ingerimos proteína, sendo por isso importante incluir este macronutriente nas refeições diárias.

Desta forma, é possível explicar, por exemplo, por que motivo temos vontade de comer doces quando estamos de mau humor: As hormonas são as culpadas! Os hidratos de carbono facilitam o transporte de uma substância chamada triptofano, importante para a produção de serotonina, o neurotransmissor do prazer e da felicidade. Isto leva a que o nosso corpo peça doces nestas situações.

Também as variações diárias do ciclo hormonal influenciam a nossa alimentação. Sabe-se que a atividade da insulina é máxima ao meio-dia e bastante reduzida após as sete horas da tarde. É por isso que é melhor ingerir hidratos de carbono ao meio-dia, como o pão, arroz e a batata, e ingerir apenas a proteína acompanhada de vegetais ao fim do dia.

Jantar depois das 21h30 altera o ritmo hormonal e produção da melatonina, a hormona do sono, que por sua vez destabiliza a insulina, favorecendo o aumento de açúcar no sangue e a gordura corporal.

No entanto, todas as pessoas são diferentes, o que poderá desencadear reações distintas. Ainda assim, partilho 3 dicas que, enquanto nutricionista, implemento junto dos meus pacientes, e que eu própria me esforço por seguir diariamente:

Fazer uma dieta «hormonalmente» correta, ou seja, incluir proteínas em todas as refeições do dia, pois esta estimula a secreção de glucagon, a hormona contrária à insulina, o que equilibra o açúcar no sangue. Desta forma, evitam-se os picos que nos fazem comer doces para compensar a falta de açúcar.
Evitar a comida de conforto, por norma nada saudável. Para isso, o melhor é adaptar o paladar à necessidade. Por exemplo, quando fizer um bolo, corte na quantidade de açúcar. Assim, em tempos de fraqueza emocional, terá a possibilidade de satisfazer o desejo e, ao mesmo tempo, dosear a ingestão de açúcar.
Em momentos de grande ansiedade, o que funciona melhor é combinar uma fonte de proteína e cálcio, por exemplo um iogurte, com uma fruta da estação, rica em fibras, vitaminas e minerais. A combinação da proteína do iogurte com o sabor fresco da fruta ajuda-nos a sentir saciados sem o consumo excessivo de calorias.

Mais Recentes

Está com dúvidas sobre onde ir almoçar hoje? Se é fã da gastronomia italiana este restaurante pode bem ser uma boa opção

há 6 minutos

Cancro do cólon: estudo reforça que «alimentos ultra processados ​​promovem o risco de se ter a doença»

há 18 minutos

Uma dúvida recorrente que importa esclarecer: detergente líquido ou em pó, qual é o melhor?

há 39 minutos

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 44 minutos

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 58 minutos

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 2 horas

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 2 horas

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 2 horas

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 3 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 3 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 3 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 3 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 19 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 19 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 19 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 20 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 21 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 21 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 21 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.