Portugal destacou-se entre os países europeus com maior crescimento no crédito ao consumo durante o primeiro trimestre de 2025, segundo os dados divulgados pela Eurofinas, a federação que representa o setor do crédito ao consumo na Europa, da qual a ASFAC (Associação de Instituições de Crédito Especializado) é membro da Direção.
De acordo com o relatório, Portugal surge consistentemente entre os três países com maior crescimento nos segmentos de crédito pessoal, crédito revolving e cartões de crédito, bem como no total de crédito ao consumo (excluindo crédito automóvel).
No crédito pessoal, a subida foi de 21,3% face ao mesmo período de 2024. Já no segmento de revolving e cartões de crédito, o crescimento foi de 9,3%, enquanto o crédito ao consumo total (sem incluir crédito automóvel) aumentou 12,8%.
No setor automóvel, Portugal ocupa o 4.º lugar no crescimento do crédito para veículos novos, com um aumento de 21,9%, e o 6.º lugar quando considerados novos e usados em conjunto.
A nível europeu, a produção total de crédito ao consumo aumentou 5,5% em termos homólogos, impulsionada sobretudo pelo crescimento no crédito para veículos novos (+11,8%) e no crédito pessoal (+10,1%).
Entre os destaques por país:
-
Na compra de veículos novos, a Turquia lidera com um aumento de 61,7%, seguida por Marrocos (52,6%), Dinamarca (32,2%) e Portugal (21,9%).
-
Nos veículos usados, a República Checa (+18,6%) lidera, seguida de Dinamarca (+12,5%) e Itália (+6,8%).
Para Duarte Gomes Pereira, secretário-geral da ASFAC, estes dados refletem uma tendência positiva:
“É encorajador ver os Associados da ASFAC alinhados com os países de melhor desempenho na Europa. O desenvolvimento do crédito, aliado ao apoio às famílias e à economia, tem sido feito com um excelente controlo do incumprimento, que continua em níveis historicamente baixos.”
O responsável sublinha ainda que o crescimento do crédito está também relacionado com o aumento dos preços dos bens financiados, o que naturalmente eleva o valor dos montantes emprestados.










