<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Portugal entre os países europeus com maior crescimento no crédito ao consumo

Forever Young

Dados da Eurofinas revelam subida expressiva no primeiro trimestre de 2025. Crédito pessoal cresceu mais de 21% face ao ano anterior.

Portugal destacou-se entre os países europeus com maior crescimento no crédito ao consumo durante o primeiro trimestre de 2025, segundo os dados divulgados pela Eurofinas, a federação que representa o setor do crédito ao consumo na Europa, da qual a ASFAC (Associação de Instituições de Crédito Especializado) é membro da Direção.

De acordo com o relatório, Portugal surge consistentemente entre os três países com maior crescimento nos segmentos de crédito pessoal, crédito revolving e cartões de crédito, bem como no total de crédito ao consumo (excluindo crédito automóvel).

No crédito pessoal, a subida foi de 21,3% face ao mesmo período de 2024. Já no segmento de revolving e cartões de crédito, o crescimento foi de 9,3%, enquanto o crédito ao consumo total (sem incluir crédito automóvel) aumentou 12,8%.

No setor automóvel, Portugal ocupa o 4.º lugar no crescimento do crédito para veículos novos, com um aumento de 21,9%, e o 6.º lugar quando considerados novos e usados em conjunto.

A nível europeu, a produção total de crédito ao consumo aumentou 5,5% em termos homólogos, impulsionada sobretudo pelo crescimento no crédito para veículos novos (+11,8%) e no crédito pessoal (+10,1%).

Entre os destaques por país:

  • Na compra de veículos novos, a Turquia lidera com um aumento de 61,7%, seguida por Marrocos (52,6%), Dinamarca (32,2%) e Portugal (21,9%).

  • Nos veículos usados, a República Checa (+18,6%) lidera, seguida de Dinamarca (+12,5%) e Itália (+6,8%).

Para Duarte Gomes Pereira, secretário-geral da ASFAC, estes dados refletem uma tendência positiva:

“É encorajador ver os Associados da ASFAC alinhados com os países de melhor desempenho na Europa. O desenvolvimento do crédito, aliado ao apoio às famílias e à economia, tem sido feito com um excelente controlo do incumprimento, que continua em níveis historicamente baixos.”

O responsável sublinha ainda que o crescimento do crédito está também relacionado com o aumento dos preços dos bens financiados, o que naturalmente eleva o valor dos montantes emprestados.