2024 trouxe tempos extremamente difíceis para Kate Middleton e o Príncipe William. A prioridade da família tem sido permanecer unida e garantir um clima de normalidade aos mais pequenos devido às adversidades.
Desde o diagnóstico de cancro, que a Princesa de Gales está em tratamento de quimioterapia e tanto ela como William decidiram proteger os filhos do impacto emocional que a notícia poderia causar-lhes.
O casal tem dedicado todo o seu tempo e esforço para estar ao lado dos três, tentando garantir que o seu dia a dia não seja alterado pela doença da mãe. Num vídeo publicado para informar o público sobre o seu estado de saúde, Kate explicou que demorou algum tempo a recuperar de uma grande cirurgia antes de iniciar o tratamento e que fez questão de explicar a situação aos filhos de uma forma adequada à idade.
A situação levou os Príncipes de Gales a refletirem sobre o futuro dos seus filhos e a forma como serão educados e preparados para os seus papéis dentro da monarquia. Estão determinados a evitar que seus filhos menores, especialmente Charlotte e Luis , sejam forçados a assumir responsabilidades institucionais em tempo integral quando atingirem a maioridade.
Esta mudança de foco foi impulsionada pela relação tensa que William tem com o seu irmão mais novo, o príncipe Harry, que se distanciou da sua família desde o chamado ‘Sussexit’. William, consciente dos erros do passado, procura evitar que os filhos repitam o caminho do tio, que se distancia cada vez mais do seu. A falta de apoio de Harry durante a doença de Kate foi um obstáculo para William, que agora está mais determinado do que nunca a proteger seus filhos dos mesmos conflitos que dividiram a Família Real Britânica por gerações.
Especialistas reais, como Amanda Matta , notaram que o Príncipe e a Princesa de Gales estão a adotar uma abordagem completamente nova na educação dos filhos. Em vez de seguirem o caminho tradicional, que muitas vezes priva os jovens membros da realeza de uma educação completa, Kate e William estão a permitir que os seus filhos desenvolvam a sua própria identidade. Este método não só procura preparar as crianças para os seus futuros papéis e deveres públicos, mas também coloca especial ênfase no seu bem-estar emocional e psicológico.