A experiência gastronómica será oferecida a partir de 2025 pela SpaceVip. Conforme anunciou a empresa no dia 15 de março, este «restaurante no espaço» funcionará a bordo da nave Netuno, a primeira neutra em carbono do mundo. Içada por um balão estratosférico, a cápsula espacial com capacidade para até oito pessoas subirá a cerca de 30.500 m de altura.
A ideia da companhia é levar os turistas espaciais para um passeio inesquecível de 6 horas. Durante a viagem, os participantes terão a oportunidade de saborear os mais variados pratos preparados pelo conceituado chef Rasmus Munk, enquanto observam o nascer do Sol a partir da curvatura da Terra.
Traje espacial personalizado pela grife francesa Ogier e Wi-Fi para transmitir a experiência gastronômica espacial ao vivo são algumas das comodidades oferecidas pela SpaceVip. No final do passeio, a Netuno «descerá lentamente para um mergulho no oceano», como afirma a empresa, onde um navio estará à espera dos passageiros.
O cardápio do jantar na nave Netuno ainda não foi divulgado, mas certamente será bem diferente das comidas de astronautas. Chef do renomado restaurante The Alchemist, em Copenhague (Dinamarca), Munk é famoso pelas receitas bizarras que levam a debates sobre questões como desperdício de alimentos e sustentabilidade.
Essa mesma pegada estará presente nos pratos servidos aos turistas no espaço, para «inspirar o pensamento e a discussão sobre o papel da humanidade na proteção do nosso planeta».
As pessoas interessadas em participar do jantar preparado por Rasmus Munk na borda do espaço já podem efetuar a reserva da passagem no site da SpaceVip, onde mais informações estão disponíveis.
Construída pela Space Perspective, a nave deve realizar os primeiros voos de teste a partir de abril. A previsão é de que a missão inaugural aconteça entre o final de 2025 e o início de 2026, descolando do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos.